Entrevista com a Banda Cidadão José - #submundodosom

Posts

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Entrevista com a Banda Cidadão José


Submundo do Som - Quem é o Cidadão José? Como a banda se juntou?

Cidadão José - Cidadão José é uma banda autoral de Campinas-SP.
A banda se juntou no ano de 2007 os músicos se conheceram através da própria cena musical de Campinas onde já atuavam, porém em bandas e projetos diferentes. Nos primeiros anos tudo acontecia de maneira mais despojada e divertida, nos reuníamos para fazer um som mesmo e se divertir, tocávamos em festas de amigos a em nossas próprias festas. No ano de 2010 foi dado inicio ao trabalho autoral e de forma mais seria e profissional com a criação do nome e as primeiras canções.

Submundo do Som - Por que o esse nome: “Cidadão José”? 

Cidadão José - A ideia do nome Cidadão José, veio com o intuito de remeter algo com simplicidade. Costumamos dizer que a banda “nós”, somos apenas mais um Cidadão José, apenas mais uma banda em meio a tantas outras. Também por influencia do grupo de Rap Racionais MC’s onde na musica “Diário de um detento” usam essa expressão. Somos amantes do RAP e fãs assíduos de Racionais.

Submundo do Som - Quais as influências da banda? O que vocês ouvem?

Cidadão José - Como amantes da boa música, temos o costume de ouvir e admirar vários estilos e vertentes, principalmente como forma de absorção e aprendizado. Temos muito influencia do RAP nacional e do rock em si em suas variadas vertentes, mas entra também um pouco da nossa bagagem musical e os diferentes estilos musicais que já atuamos e tocamos, como rock, rap, reggae, música brasileira, MPB entre outros.

Submundo do Som - Como foi gravar o disco “Poesia Abstrata”? Por que esse nome?

Cidadão José - A gravação do nosso primeiro trabalho autoral intitulado Poesia Abstrata, foi feita no ano de 2015 em Campinas e teve seu lançamento no inicio de 2016. Para nós uma experiência totalmente diferente do que já havíamos feito, pois este foi nosso primeiro trabalho lançado e nossa primeira experiência em estúdio com a banda.


Submundo do Som - Como o Cidadão José define “poesia”?

Cidadão José - Vemos a poesia como forma de linguagem e arte. Talvez a maneira de se expressar, a forma de passar uma mensagem ou transmitir algo através da energia física e espiritual.

Submundo do Som - O Cidadão José também é skateboard, certo? Os manos fazem um corre no skate? Participam de competições e tal?

Cidadão José - O Cidadão José também é Skateboard! Mas não de maneira profissional ou disputa! Já tivemos muito e ainda temos o contato com o esporte skate e também a cena skateboard principalmente da nossa região e cidade. Damos todo apoio e fortalecimento aos eventos, campeonatos e tudo que seja relacionado ao mundo do skate, mas como dito na música – “Cidadão José nunca participou de uma só competição, andar de skate pela “brisa” e a sua diversão!”.

Submundo do Som - Como foi gravar o clipe da faixa NOSSA ROTINA? Quais experiências a banda tira disso?

Cidadão José - Para nós uma experiência sensacional que será levada eternamente com toda gratidão por todos que nos proporcionaram esse momento. Em termos profissionais e de produção, tudo foi feito da melhor maneira, todos os profissionais e a produtora nos auxiliaram e nos ajudaram muito com todo o processo. Tiramos uma experiência muito proveitosa de aprendizagem em todos os sentidos, desde a experiência do trabalho em conjunto com outras pessoas que também amam o que fazem até no aprendizado que tivemos em relação a gravação de um clipe a edição e finalização.

  
Submundo do Som - E o que de mais de impactante vocês viveram ai na estrada? Tanto positivo como negativo?

Cidadão José - Nosso tempo de estrada em comparação a outras bandas ainda é curto, acreditamos que tudo tem sua hora, seu tempo pra acontecer. Tivemos varias experiências boas e ruins também como tudo na vida tem seus altos e baixos. Tivemos a felicidade de participar de um grande festival no ano passado 2016 e ter o prestigio de tocar com grandes bandas. Mas também já tivemos que por um período ficar sem tocar ou fazer atividades com a banda por motivos pessoais. Muitas coisas estão sempre acontecendo ao nosso redor e a cada dia existem forças que nos empurram tanto para trás quanto para frente, mas a perseverança é a chave.

Submundo do Som - Quais os sonhos que vocês gostariam de realizar com o Cidadão José?

Cidadão José - Temos sonhos sim e lutamos para realiza-los, mas talvez o maior deles seja poder fazer o nosso trabalho e que este seja reconhecido e valorizado, pois fazemos de coração e amamos o que fazemos.

Submundo do Som - E quais já foram os rolês que vocês já fizeram? Onde já tocaram?

Cidadão José - Participamos bastante da cena do rock e underground aqui da nossa região. Já tocamos em vários lugares desde eventos públicos em lugares abertos até as casas de shows da nossa cidade, campeonatos de skate, festivais de bandas, eventos fechados. Ainda não tivemos a oportunidade de montar algo como uma turnê para demais estados do Brasil, mas pretendemos sim planejar uma maior expansão do nosso trabalho!

Submundo do Som - Como é fazer rock no interior de SP? Como é a cena na região 019?

Cidadão José - Acreditamos que não é fácil assim como não deve ser fácil em vários lugares do Brasil. A cena do rock na nossa região infelizmente não tem um prestigio e nem é tão consumida quanto deveria. Principalmente quando falamos de música autoral e cena underground.  É uma luta constante pela valorização do seu trabalho. Acreditamos sempre na união e no interesse em comum de pessoas que lutam para que a cena não acabe ou perca forças. O poder publico não colabora muito as poucas casas de shows preferem o trabalho de bandas cover e desvalorizam o autoral. Resumindo é bem difícil, mas não impossível.

Submundo do Som - Como é ser uma banda independente, quais as dificuldades que vocês encontram aí na caminhada do dia a dia?

Cidadão José - Ser uma banda independente é lutar com as próprias mãos contra fatores externos que às vezes vão além do nosso alcance. Tudo é feito por nos mesmos e nos orgulhamos de ter chegado até aqui através do nosso esforço, mas sim, agradecemos muito por poder ter um grande apoio das nossas famílias, amigos e também pessoas que fazem parte do universo da música e que gostam ou acreditam no nosso trabalho.

Submundo do Som - Como vocês vêm a atual cena do rock nacional?

Cidadão José - Gostamos de pensar que a cena do rock nacional é grande, esta viva e na atividade. Lutamos para que assim como bandas e artistas de outras gerações fizeram, o movimento siga forte e valorizado. Esperamos com banda, também poder contribuir e fazer parte deste movimento.

Submundo do Som - E que bandas o Cidadão José pode citar pra galera que tá procurando ouvir um som mil grau?

Cidadão José - Poderíamos citar aqui uma porrada de bandas e artistas nacionais, internacionais da nossa região enfim, mesmo assim ainda seria pouco perto da imensidão de pessoas boas espalhadas por todo lugar que fazem um trabalho sério e de qualidade. O importante mesmo é cada um buscar o que faz bem pra si e principalmente respeitar o gosto do próximo.

Submundo do Som - E o que o Cidadão José tá preparando? O que podemos esperar?

Cidadão José - Estamos preparando alguns Singles que serão lançados em breve e almejamos a gravação de mais um clipe. Como tudo é feito de maneira independente temos o nosso tempo e recursos, mas o plano é em breve lançar novidades para o publico que acompanha o nosso trabalho e também os que ainda não conhecem.

Submundo do Som - Para os manos que curtem o trampo do Cidadão José, que mensagem vocês deixam ai pra rapaziada?

Cidadão José - Primeiramente gostaríamos de agradecer a essas pessoas que a cada dia fortalecem com o nosso trabalho. A nossa forma de expressão que é a música, diz muito sobre a nossa realidade e o cotidiano em que vivemos a maneira que enxergamos as coisas ao nosso redor. Tudo é feito com muito amor e dedicação não somos moda, somos reais. Pessoas reais com as mesmas dificuldades de todos e lutando por sonhos e conquistas. Acreditem no nosso trabalho toda ajuda é bem vinda. A troca de energias positivas eleva nossa mente e espirito.

Submundo do Som - E pra quem quiser falar com a banda? Quais são os canais?

Cidadão José - A todos que quiserem entrar em contato conosco e conhecer melhor o nosso trabalho:

E-mail: contato@cidadaojose.com.br

Confira o EP:

Nenhum comentário:

Postar um comentário