Entrevista com Expoente Lírico - #submundodosom

Posts

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Entrevista com Expoente Lírico

Salve! O #SubmundoDoSom troca uma ideia com os manos do Expoente Lírico, grupo de rap do interior de São Paulo, mais precisamente da cidade de Jaguariúna. Nesse bate papo falamos sobre fazer música no interior, as inspirações do grupo, e sobre o lançamento do EP "Mudando a Linha de Raciocínio", então se liga e confere aí:

Submundo do Som - Quem é o Expoente Lírico? Como o grupo surgiu? Qual é a caminhada dos manos?

Expoente Lírico - Expoente Lírico é composto por MLT, PEDRO e DJ TFX... o grupo surgiu a partir do momento em que o MLT e PEDRO tiveram a ideia de formar um grupo de rap para levar o benefícios  até as pessoas através do escrito, a partir dos momentos em que tivemos o despertar da nossa consciência, sentimos a necessidade de relatar nossa realidade, na busca de levar a  consciência vista através de nossas experiências pessoais e agregar de alguma forma na vida do próximo

Submundo do Som - Quais as inspirações do Expoente Lírico? Quais os grupos e estilos musicais que influenciaram?

Expoente Lírico - Misturando entre fortes influencias do Hip Hop dos anos 90, tanto os nacionais como os gringo (Funkdoobies, Redman, Jeru the damaja, Group home, Racionais , MV Bill, Detentos do Rap, alguns mais recentes, Sabotage, Distúrbio Verbal, Camorra, SNJ, Da Guedes) com um reflexo de punkrock (Rage Against the Machine, P.O.D e Limp Bizkit) indo até mesmo ao funk da Baixada Santista e Carioca (Felipe Boladao, Primo, Cidinho e Doca).

Submundo do Som - Além do bom rap, o que toca no radinho dos maluco da banda?

Expoente Lírico - De tudo um pouco , todas as vertentes do rap até as mistura de rock e alguns eletrônicos também!

Submundo do Som - Qual a parada mais difícil que tiveram que enfrentar na estrada como grupo? 

Expoente Lírico - A transição de novos integrantes e o corre para conseguir espaço.

Submundo do Som - E qual foi o momento mais marcante dessa caminhada? 

Expoente Lírico - Quando finalmente soltamos nosso EP, que passou por um processo lento de 3 anos para consolidarmos e divulgar nas ruas.

Submundo do Som - Como a família de cada membro lida sabendo dos corres do grupo? 

Expoente Lírico - Respeito e total apoio.
Submundo do Som - Como é processo de composição do grupo? O que cada integrante contribui?

Expoente Lírico - Cada um tem o seu papel, MLT e Pedro escrevem as letras (normalmente juntos depois de varias ideias trocadas, conclusões pessoais e inspiração dos beats do TFX que se encarrega dos beats e scratchs).

Submundo do Som - Como é fazer música em Jaguariúna? Ou na região 019?

Expoente Lírico - Tem a parte difícil que é tentar arrumar espaço a cena do rap é forte em algumas parte da região 019 mas porem muito fraca em outras, então tem sido um pouco difícil conseguir espaço mas pra nós é uma gratidão pode fazer som em nossa região

Submundo do Som - Qual a responsa de fazer rap no interior de São Paulo, de onde saiu Sistema Negro, Face da morte, Visão de Rua, Inquérito dentre outros?

Expoente Lírico - A responsa é grande como em qualquer outro lugar do pais , qualquer um que tá no rap sabe que pra compor e ser um MC ou rapper carrega uma grande responsabilidade, por que tudo que será escrito ficara eternizado e vc poderá ser cobrado por suas palavras e no rap a palavra se torna sua veste

Submundo do Som - Como são as festas, festivais e encontros de rap na região?

Expoente Lírico - Poderiam ocorrer com mais frequência, mas ainda não tomou grandes proporções porque está conseguindo mais espaço agora.

Submundo do Som - 2017 é o ano lírico? Como vocês vêm o rap atualmente?

Expoente Lírico - Com certeza , rap tá em sua melhor fase, vários MC's emergindo de todo canto do Brasil e isso é só força, porque ajuda ainda mais a unir e enriquecer a cultura dando estrutura pra que cresça cada vez mais a cena, e muitos rappers estão se destacando com muito trampo bom e apesar da contrapartida ter muito trampo ruim também o rap só tá crescendo e vai expandir cada vez mais.
 Capa do EP "Mudando a Linha de Raciocínio"

Submundo do Som - Como foi pro grupo gravar e lançar o EP “Mudando a Linha de Raciocínio”? Pra quem quiser adquirir o trampo físico?

Expoente Lírico - Totalmente a realização de um sonho, foi o corre das nossas vidas, e depositamos tanto amor, persistência e paciência que demorou 3 anos pra ser lançado e a sensação de divulgar ele pro mundo foi edificante, sensação de dever cumprido e feito com responsa, por enquanto só tem ele no youtube, mas já estamos no corre pra lançar o EP físico.

Submundo do Som -  Desse EP, o Expoente Lírico lançou o vídeo Clipe da faixa “Nosso Redor” como foi gravar e lançar a parada? Onde foi feito o vídeo?

Expoente Lírico - Foi uma experiência bem diferente do nosso primeiro clipe, Eugenia Massiva, não só pelo motivo de ser gravado numas das avenidas mais movimentadas e conhecida de São Paulo, mas também por ser gravado com efeito slow tivemos que cantar com o beat acelerado em 150% pra justamente acontecer o efeito slow, e como não tínhamos muito tempo pra ensaiar tivemos que improvisar tudo na hora, e nos desgastou pra caralho, porque era muito rápido pra conseguir acompanhar o beat e ainda e fazer o movimento 360 acompanhando a câmera, foi cansativo mas depois que vimos o trampo pronto ficamos tão feliz que nem acreditava que era nosso clipe, por mais que ficou simples ficou do jeito que a gente planejou, tudo tava a favor graças a Deus, o clima cinza nublado típico de Sampa junto com o efeito cinza do clipe fico coerente com atmosfera do som Nosso Redor o clipe foi grava na avenida 23 de maio bem na ponte do parque Ibirapuera, em São Paulo.


Videoclipe da música "Nosso Redor"

Submundo do Som - Antes do EP “Mudando a Linha de Raciocínio?”, vocês já tinham outros trampo? Tem o vídeo clipe “Eugenia Massiva”, fala um pouco disso aí.

Expoente Lírico - Sim, antes era a antiga formação do Expoente: Pedro, MLT e Lucas Andrade, chegamos a gravar algumas tracks mas não soltamos nenhuma nas ruas, porque a gente ainda tava no inicio do grupo querendo convidar mais MC's pra fazer parte, passando por aquela experiência de gravar mas sem saber se era aquilo que a gente queria solta pro publico mesmo, e não tinha tanta consistência e o nosso irmão Andrade acabou saindo do grupo.Aí acabou que optamos por não soltar os trampos que a gente tinha gravado e recomeçar do zero, com exceção do som Eugenia Massiva, que foi o primeiro som oficial do EXPL, que foi escrito por eu Pedro e MLT, e todos já conheciam esse som e já tínhamos gravado e soltado o clipe, ai decidimos deixar só esse na rua e o resto intocado.


Videoclipe da música "Eugenia Massiva"

Submundo do Som - É difícil separar, quando falamos de rap, automaticamente falamos de política, por que as letras são de denúncia, são de problemas sociais, o que o grupo pensa sobre isso?

Expoente Lírico - Primeiro, tem muito fato oculto que é maquiado e jogado no nosso nariz como se fosse flores, e nossa proposta e trazer o inverso disso e mostra o lado verdadeiro da realidade suja com preto no branco e infelizmente nosso pais é herdeiro do pensamento de fingir (um) parecer do que aceitar o real, te oferecem a isca pra você fisga cai na ilusão e se torna fantoche, que você precisa parecer tal pra ser, que tudo está bem e não tem nada de errado ao redor e como eles são os que controlam tudo e principalmente a mídia te torna um refém omisso, e o rap te dá justamente o poder de denunciar tudo que tá errado e hoje em dia levar consciência, ou uma linha de raciocínio diferente, do que talvez as pessoas teriam.

Submundo do Som - O que pensam sobre o atual cenário político no Brasil, com tudo que aconteceu nos últimos meses, e o cenário no mundo, principalmente com o resultado das eleições no EUA?

Expoente Lírico - Totalmente palhaçada e desrespeito com o povo brasileiro,e o pior é que viemos de um tropeço antigo e só vai mudar a partir de nós e não deles, e sobre os EUA só provou que a democracia só existe na teoria.

Submundo do Som - O que vocês gostariam que as autoridades, sejam ela municipais, estaduais ou federais, fizessem pelas quebradas e pelo rap?

Expoente Lírico - VERDADEIROS movimentos sociais, sem repreensão sem grupos de extermínios, preservando e protegendo as crianças e jovens que são nossa a semente de nosso futuro

Submundo do Som - E pra molecada que tá afim de curtir um som novo? O que vocês podem indicar pra galera fazer uma busca?

Expoente Lírico - Primeiro ouvir Expoente Lírico (risos), e ouvir os pioneiros do rap (até mesmo pra fazer sentido e entender a ‘vertente’) mas atualmente, uns mano que estão chegando nas ideias e na responsa é Coruja BC1, Desaforo Norte (conhecemos através de um comentário deles em nosso EP onde fomos procurar e nos identificamos muito), Criolo, Inthefinityvoz, toda a rapa do Vale (Síntese, Distúrbio Verbal, Nego Max, Moita, Ingles, Rato e Ralph), Rincon, ADL e tem os irmãos daqui do circuito das Aguas também que com certeza merecem ser ouvidos (Metamorfose Rap, Sinestesya, Pege, Outro Segmento e BDOZ).

Submundo do Som - Quais as novidades do Expoente Lírico? O que vocês tão preparando para os fãs?

Expoente Lírico - Esse ano acredito que mais alguns clipes pra encerrar o ciclo e pro ano que vem uma MixTape onde contaremos com algumas participações.

Submundo do Som - Qual sonho vocês ainda pretendem realizar em relação ao grupo?

Expoente Lírico - Pode levar nossa mensagem em todos os cantos do planeta, pode fazer participações com nossos ídolos que serviram de inspiração, pode expandir o grupo muito além do rap, como banda e tal e deixar nosso legado pra molecada.

Submundo do Som - Uma mensagem para pessoas que acompanham o trabalho dos manos.

Expoente Lírico - Acreditem em seu próprio potencial, você é único só existe apenas um de você, não busque querer ser igual a todos ou querer ter algo pra ser quem você quer ser, basta você querer pra Ser não precisa ter,valorize você sua família e todos seus amigos verdadeiros, porque é só isso que você vai levar dessa vida, e se você tem um sonho só a tua vontade pode fazer ele torna real, acredite o poder da tua Fé é que trará o tuas conquistas!

Submundo do Som - Deixe ai os contatos para quem quiser falar com o Expoente Lírico.

Expoente Lírico - Email: expoentelirico@hotmail.com
Facebook: Expoente Lirico
Telefone: 019 99678-9290  /  99736-3111


Abaixo confira o EP "Mudando a Linha de Raciocínio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário