Entrevista com a banda Ação Direta - #submundodosom

Posts

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Entrevista com a banda Ação Direta

Submundo do Som - Primeiramente parabéns pro Ação Direta pelos 30 anos de caminhada!

Ação Direta - Obrigado! Estamos felizes em  comemorar a marca atingida! E prontos para dar inicio as comemorações!

Submundo do Som - Quem é a banda Ação Direta? Da onde veio o nome da banda?

Ação Direta - Somos uma banda formada no ABC Paulista , na cidade de São Bernardo  Do Campo em 1987! Nosso som é o HARDCORE com influencias de METAL e PUNK basicamente! O nome foi dado pelo  nosso  antigo  baterista , Mauricio " Panda " e representa exatamente nosso "Life Style " e o tipo  de som que fazemos, e o jeito que passamos nossas mensagens! 

Submundo do Som - O Ação Direta é uma banda de 1987, como era fazer um som pesado nesse período no Brasil?

Ação Direta - Era tudo muito  difícil!  Espaços escassos, equipamentos ruins, musicalidade zero nossa, falta de profissionalismo  geral e violência por conta de gangues e rivalidades territoriais! Muita discriminação  familiar e da sociedade em geral, além  da repressão  por parte da policia e ainda sobre fortes resquícios da ditadura militar.

Submundo do Som - E como é fazer música hoje, em 2017? Quais as diferenças?

Ação Direta - Nossa! Nós atravessamos todos esses anos e vimos todas as transformações pelas quais o mundo passou! Hoje temos mais espaços dedicados ao ROCK autoral , equipamentos e instrumentos de primeira, e temos a rapidez e facilidade de comunicação e divulgação  da internet.

É um processo pelo  qual  ainda estamos passando! O ROCK sempre foi marcado por LPs, CDs, DVDs, revistas físicas e as pessoas interagiam  e buscavam  sons e informações através desses meios e formatos!

A facilidade e o imediatismo  estão ai em alta e ainda não  sabemos para que rumo a coisa vai  caminhar! No geral  está tudo mais fácil  e mais acessível do  que antes, mas fazer arte, contra cultura e musica pesada num país atrasado  e subdesenvolvido ainda é muito  complicado !

Submundo do Som - Além do crossover, o que mais os maluco curtem de som e que influencia?

Ação Direta - Gostamos de boa música ah ah ah! Mas no geral estamos antenados mesmo com os segmentos mais HARDCORE/ METAL/PUNK, mas gostamos de RAP, Indie ROCK, Industrial, Groove, Jazz, Blues, enfim ....       

Submundo do Som - Quais as principais diferenças do trampo do “Ação Direta” para o “Letall”?, ambas as bandas que têm o Gepeto como frontman né?

Ação Direta - São dois trabalhos diferentes! A AÇÃO DIRETA é uma banda com uma bagagem de 03 décadas! Com som pesadíssimo, CROSSOVER mesmo!

A LETALL é uma banda nova, com influencias mais Punk Rock, Grunge, Hardcore tradicional! Outros músicos, outro estilo! E iniciando uma história!

Talvez a temática das duas bandas se aproxime, mas creio que seja essa a única semelhança! 

Submundo do Som - Com 30 anos de chão, como é a correria do Ação Direta, quais os rolês e os picos que a banda já tocou?

Ação Direta - Já tocamos em  tudo  quanto  é tipo de evento, de lugar, de situação possíveis nesses 30 anos! Hoje somos bem  seletivos, mas estamos sempre atuando  no Underground e também fazemos shows em SESCS e grandes festivais pelo Brasil. Também já tivemos a oportunidade de fazer 05 Tours internacionais, sendo  04 pela Europa (1997/1999/2001/2004) e pela Argentina (1996).

Aqui pelo Brasil já passamos pelos principais festivais independentes nacionais como PORÃO DO ROCK (DF), GOIANA NOISE (GO), PALCO ROCK SALVADOR (BA), FESTVAL QUEBRAMAR (AP), ROÇA IN  ROLL (MG) entre outros.    

Submundo do Som - Qual a parada mais foda que vocês já vivenciaram nessa caminhada?

Ação Direta - É difícil  citar uma parada especifica! Aconteceram  coisas surreais e fantásticas como  as viagens ao  exterior por exemplo. Também tivemos a oportunidade de conhecer praticamente diversas pessoas que nos influenciaram de certa forma. Algumas aumentamos nossa admiração e outras simplesmente perderam o encanto saca? Fizemos muitas amizades, conhecemos diversos lugares e nos mantivemos fiéis ao nosso  trabalho!

E estamos aqui!  
Submundo do Som - A Banda é do ABC paulista, berço do movimento punk no Brasil. Como vocês vêm a cena punk, nos dias de hoje, no Brasil?

Ação Direta - A cena Punk continua acontecendo. Teve uma renovação de pessoas, de bandas, de espaços! Teve o lado positivo que foi o do incentivo D.I.Y., dos coletivos, festivais, selos e distribuição e ações culturais. O lado  da violência, gangsterismo, rivalidades e disputas territoriais só prejudicaram  e ampliaram  a discriminação  e repressão em cima das pessoas que assumiram para a vida essa postura e ideologia.

Submundo do Som -  O posicionamento político do Ação Direto está explícito nas letras da banda, mas qual a visão sobre esse fascismo que cada vez mais perde as máscaras?

Ação Direta - As pessoas são  manipuladas a todo momento  e de todas as formas! Inclusive as pessoas que adotam  esse discurso e essa atitude!
No geral  são  pessoas ruins , de má índole , mau caráter que se escondem  atrás dessas ideias para justificarem suas frustrações com o mundo  e com  as pessoas!
O perigo  é que essas pessoas estão  sendo  "recrutadas" por loucos que as usam para espalhar essas ideias absurdas. Eles se apoderam  das mentes dessas pessoas que não  tem  ideias próprias e necessitam  de lideres para guia-las! São usadas, colocadas em linhas de frente e acabam  difundindo  essas merdas como fascismo,  volta do regime militar, discriminação  racial, sexual, etc    
Passamos por um retrocesso  social  humano no Brasil e em diversas partes do globo!

Submundo do Som - E como tá os trampos do Gepeto relacionados a cultura lá em São Bernardo?

Ação Direta - Passei os últimos 02 anos dedicando muito  tempo ao projeto de elaboração do plano de cultura para SBC! O Plano foi entregue na Câmara Municipal e está parado lá. Com a entrega do  documento , me senti  com  dever cumprido, por ter feito  a minha parte. E por motivos pessoais me desliguei, deixando  para as pessoas que chegaram  e as que se mantiveram por lá para darem  sequencia!

Submundo do Som - O álbum "World Freak Show", foi lançado em 2012 de lá pra cá não tivemos um disco novo do Ação Direta, por que houve essa espera? Em 2017 vem disco novo?

Ação Direta - O álbum "WORLD FREAK SHOW" saiu na virada de 2012 para 2013. Marcou as comemorações pelos 25 anos de estrada sem paradas da banda! Os shows da tour de divulgação rolaram  fortes de 2013 a 2015! Após esse período, sentimos a necessidade de tirarmos uma férias e estamos retomando agora! Essa pausa fez muito  bem  a banda , pois todos tiveram  um  tempo  de reflexão, de balanço e da certeza de dar sequencia agora aos trabalhos! Com certeza em  2018 teremos um álbum novo da AÇÃO DIRETA!

Submundo do Som - Quais os sonhos do Ação Direta? O que vocês esperam vivenciar como banda?

Ação Direta - Fazemos nossa música por paixão e compromisso!Temos nosso sonhos e trabalhamos pesado para que a banda siga firme e cresça sempre no cenário! Queremos continuar fazendo  shows pelo máximo  de cidades, estados e países possíveis e sempre divulgar ao máximo o nosso  trabalho! Temos nossas metas também e vamos busca-las uma a uma!

Submundo do Som - Ajuda aí os manos que querem conhecer um som novo, e filtrar as pesquisa do YouTube, o que vocês podem indicar de som?

Ação Direta - Olha, em  se tratando  de HARDCORE/PUNK/METAL underground sugiro  a galera acompanhar mais sua cena! Sair da tela do  computador e ir aos shows! Conhecer novas bandas novas, veteranas, interagir com a galera, namorar, passear e também para apoiar as casas, bares, centros sociais e espaços públicos que abrem espaço para o ROCK autoral!Tenho certeza que essa atitude vai te trazer ótimos nomes para pesquisar nas redes sociais e plataformas digitais!

Submundo do Som - E o que o Ação Direta tem de novo? Que que o público pode esperar ai das comemorações dos 30 anos?

Ação Direta - Após voltarmos das férias nosso guitarrista , o Marcus "Pancho" resolveu  deixar a banda por motivos pessoais. Temos um novo  guitarrista , o ST. Denis, que estreia conosco  agora em  Setembro! Temos um set list irado,  escolhido  a dedo  com músicas de todos os álbuns e estamos sedentos para levar esse show ao máximo de lugares possíveis.
Essa é a primeira etapa das comemorações! Para o futuro, queremos um álbum novo de inéditas e documentar a banda  !

Submundo do Som - Pra quem curte o som da banda, que cês podem falar para os manos?

Ação Direta - Agradecemos a todos pelo apoio SEMPRE!
Esperamos encontrar todos nos shows !

Submundo do Som - E pra quem quiser falar com o Ação Direta? Quais são os canais?

Ação Direta - E-Mail: adgepeto@uol.com.br 
Facebook - https://www.facebook.com/acaodiretaoficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário