Entrevista com o rapper Lindomar 3L - #submundodosom

Posts

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Entrevista com o rapper Lindomar 3L

Direto das Ruas Mineiras o Submundo do Som trocou uma ideia com Lindomar 3L, ostentando sua humildade. O rapper mineiro e também arte-educador contou um pouquinho da sua experiência na Fundação Casa, a antiga FEBEM, e sobre a parceria com o também rapper mineiro PMC. O Mineirinho bão falou da sua carreira e influências, essa prosa tá da hora: 

Submundo do Som - Quem é o Lindomar 3L? Comenta um pouco da sua correria mano. 

Lindomar 3L - Pra começar quero mandar um salve pros visitantes aqui do site Submundo do Som e agradecer pela entrevista. Então vamos lá... Lindomar 3L é simples, é da paz, tranquilo, mineiro nato, rimador e arte-educador. Nasci em 84 e em 99 comecei a compor e cantar rap e em 2001 levei o meu som para os palcos e desde então tem sido de Minas pro mundo. 

 
Submundo do Som - Como é o processo de composição do 3L? 

Lindomar 3L - O mais natural possível. Não forço pra compor. Deixo fluir naturalmente. 
No meu primeiro CD, tem composições que foram feitas na rua, na casa dos meus pais, no estúdio. E o meu segundo álbum, algumas letras eu compus nas unidades da Fundação Casa, onde eu ministrava oficinas de rap e literatura.

Submundo do Som - Quais as influências, musicais ou não, que o Lindomar trás para seu rap?

Lindomar 3L - Me deixo influenciar pelas músicas que ouço e isso reflete na música que faço. Sou eclético e ouço de tudo um pouco, mas a minha maior influência é a própria fluência da essência do rap: o ritmo e a poesia.

 
Submundo do Som - Do disco "Das Ruas Mineiras" para os dias de hoje, como o Lindomar vê sua caminhada no rap?

Lindomar 3L - Uma caminhada de oportunidades conquistadas. Tive a honra de dividir o palco com muitos artistas que sou fã e que hoje em dia me reconhece no cenário. 
Submundo do Som - Como você vê a cena do rap nacional nos dias de hoje? 

Lindomar 3L - O público é outro, é mais jovem, e isso é muito bom pra nos garantir no futuro. A cena tá futurista, seguindo tendências norte-americanas e vendendo músicas, videoclipes, shows, como jamais se viu antes no Brasil. 

Submundo do Som - O Lindomar 3L sempre foi um cara inovador no Rap BR, desde a fantástica "Quero Viver Cantando" (do disco "Das Ruas Mineiras") e depois com a lindíssima "Orgulho Caipira" (do disco "O Novo Sempre Vem") que são músicas que fogem da estética comum do rap. Você acha que hoje em dia o no rap cabe todo tipo de letra?

Lindomar 3L - Em toda época teve sons irreverentes e experimentais. Mas hoje em dia o público tem mais opção de escolha, com isso muitas temáticas ficaram redundantes e assim se abriu um leque de novos temas para serem abordados pelos MC's, para oferecer aos ouvintes novidades na lírica e em tudo que a envolve.

 
Submundo do Som - Como foi ser apadrinhado pelo GOG, o poeta do rap nacional? Conta um pouco dessa experiência.

Lindomar 3L - Participei do álbum Aviso às Gerações e do DVD Cartão Postal Bomba do GOG e aí depois ele lançou o meu primeiro álbum em 2008 e participou do meu 2° álbum em 2014, na faixa título O Novo Sempre Vem. Na direta tô trocando uma ideia com o GOG e ele sabe o quanto é especial pra mim todo esse apoio que ele me deu e como a nossa amizade e parceria fortaleceu a minha caminhada. Serei eternamente grato.

Submundo do Som - E os trampos com o PMC? Como se deu a parceria? Já são 3 músicas né?

Lindomar 3L - O P.MC é um grande mestre e amigo, que também fortalece muito a minha caminhada desde 2015, que foi quando a gente teve a oportunidade de se conhecer melhor, numa reunião importante em São Paulo, onde a partir daí, rolou a nossa parceria musical e estamos aí trabalhando, fazendo shows, músicas e clipes. Já são 3 singles e o mais recente foi lançado com videoclipe.


Submundo do Som - O PMC tá fazendo uns trabalhos voltados para as crianças né, como o projeto "Pé de Palavra". O Lindomar 3L, leva um jeito com as crianças também, e isso é perceptível em "Quero Viver Cantando", você pensa em lançar um trabalho voltado para um público mais infantil? 

Lindomar 3L - Me identifico com trabalhos assim, mas no momento estou apenas focado na parceria musical com o P.MC e preparando as novidades do 3L.
 
Submundo do Som - Como é ser educador na Fundação Casa, a antiga FEBEM? Como você acha que o rap, o Hip Hop pode ajudar nesse processo? 

Lindomar 3L - Fiquei 5 anos ministrando oficinas de rap e literatura em unidades masculinas e femininas da Fundação CASA. Foram muitas vivências e acredito que tenho propriedade pra afirmar que o Hip Hop não é um remédio paliativo, mas sim a cura pra muitas moléstias que há no sistema de privação de liberdade.

Submundo do Som - E o "Boêmio Vagabundo" vamos ver o personagem rimando novamente? 

Lindomar 3L - Não. rs

Submundo do Som - Quais os sonhos que o Lindomar 3L pretende realizar nessa caminhada dentro do rap? 

Lindomar 3L - Não sonho muito não, só quero continuar contribuindo com a cena, fazendo a minha arte por toda parte que eu vou.

 
Submundo do Som - Lindomar, pros manos que querem conhecer um som novo, o que você pode indicar pra nois?

Lindomar 3L - PMC & Lindomar, Lupa Outratitud e NiLL.

 
Submundo do Som - O que podemos esperar de novo? O que o 3L tá preparando pro público? 

Lindomar 3L - Tem muito pão de queijo no forno! rs Aguardem!

 
Submundo do Som -  Para a rapaziada que curte o trampo do 3L, que mensagem você deixa aí pra galera? 

Lindomar 3L - O novo sempre vem família! 

 
Submundo do Som - E para quem quiser falar com o Lindomar 3L? Quais são os canais?

Lindomar 3L - Só contactar a minha produtora Ana Guedes, pelo contatolindomar3l@gmail.com ou (11) 95490-8785 

Tamo junto uai!!

Lindomar 3L

Nenhum comentário:

Postar um comentário