O Retorno da Organização Xiita - #submundodosom

Posts

domingo, 7 de janeiro de 2018

O Retorno da Organização Xiita


2018 vem pra marcar uma data importantíssima no rap nacional, o aniversário de 20 anos de um dos grupos mais emblemáticos da cena o Organização Xiita. Formado por Pixote Xiita em Carapicuíba-SP no ano de 1998 o grupo se reuniu em 2017, após um hiato de 11 anos, com novos integrantes, eles Preta Bêa, Brado Anchieta, Nonato e Gegê, o grupo retomou as atividades fazendo barulho com o som “Xiita vem Cobrar” em protesto o desgoverno golpista de Michel Temer, com clipe que mostra o pmdbista em apuros, trabalho muito elogiado, que teve produção do Sem, do grupo Família 4 Vidas, confere aí:

O Organização Xiita é um grupo importante para o atual momento do rap nacional justamente por abordagens como essa, pois vivemos em tempos de retrocessos, com a classe política sugando direitos dos trabalhadores, e os grupos de rap e MC’s, justamente os porta voz do povo, que num passado tinham rimas de denuncia e protesto, hoje não abordam esses assuntos que interessam a população, viajam em lírica, técnica e sobre o topo que se esqueceram dos pilares do rap, como protestar. Assim Organização Xiita vem pra botar o dedo na ferida e resgatar a essência do rap nacional.

Após a junção de três outros conjuntos, o Tribunal Negro, Cães das Ruas e o R.O.T.A, almejando uma nova cara para o rap, sangue novo e muita vontade de fazer música, com o objetivo de trazer algo novo para o rap nacional, nascia aí a Organização Xiita.

No ano seguinte ao nascimento da Organização, o grupo R.O.T.A. participa da coletânea do locutor Nuno Mendes: 12 Revelações da 105 FM, com o som “Grupo de Extermínio”. Em 2001 o DJ Nato PK produz seu terceiro trabalho fonográfico, pelo selo “Pau De Dá Em Doido”, o disco Guerra Santa, e o Organização Xiita esteve presente com a faixa “Gravadoras” ( também na versão instrumental).

Ainda em 2001 o rapper Rappin Hood lança seu primeiro disco, o Sujeito Homem, e na faixa “Rap Du Bom” lembra de todos os grupos relevantes da época, e é claro que o Organização Xiita não ficou de fora, sendo citado nessa linha: “Conexão do Morro, Doctors, Vítima Fatal Rap chegou, e dominou o mundo Organização Xiita, é, quebra tudo”. Em 2006 o grupo lançou o DVD “Deixe os pretos loucos ter dinheiro e ter sorte” pelo selo ORB, do MC Osni de Carapicuíba. Nesse ano o grupo resolve dar uma pausa retornando 11 anos depois, em 2017 para continuar sua história no rap brasileiro.

Além do single “Xiita vem Cobrar”, o grupo participou da mixetape do DJ Bola 8, O Jogo Continua, com a música “Sem desandar”, que você confere mais abaixo. E o ano de 2018 promete para o grupo de Pixote Xiita, Preta Bêa, Brado Anchieta, Nonato e Gegê, pois esse ano o Organização Xiita irá nos presentear com um disco novo, que já está em fase de conclusão, logo mais vem mais peso pesado ai, por que #OrganizaçãoXiitaVoltou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário