Bella Ciao: A Canção de Resistência Antifascista da Série "La Casa de Papel" - #submundodosom

Posts

terça-feira, 24 de abril de 2018

Bella Ciao: A Canção de Resistência Antifascista da Série "La Casa de Papel"



Com o estrondoso sucesso da série espanhola La Casa de Papel uma canção também ganhou o público, o tema Bella Ciao. Essa é um canção popular italiana, utilizada como forma de resistência pelos grupos que a cantam, como as trabalhadoras rurais e os partigiani.

A série trata de um assalto a Casa da Moeda da Espanha, arquitetada pelo Professor, o líder de um grupo que ganhou o carisma da população que acompanhava o assalto, seguido de sequestro, já que o grupo mantinha como reféns os funcionários fabrica de dinheiro e os visitantes do museu ligado a Casa da Moeda. O carisma se deu pela forma como o grupo se portava, sendo a resistência contra o capitalismo e seus tentáculos, como a policia, colocando a imprensa e a opinião pública a seu favor.


A origem da música é do final do seculo 19, e teve sua primeira versão foi composta por camponesas italianas, que cantavam enquanto colhiam arroz nos campos da região de Emília Romagna. A canção foi motivada devido as péssimas condições de trabalho e de trato humano, como mostra o trecho abaixo, traduzido do Italiano:

"E entre os insetos e os mosquitos, adeus querida, adeus querida
Adeus, adeus, adeus querida, e entre os insetos e os mosquitos,
Um trabalho pesado que tenho que fazer!
O chefe está de pé com uma vara, adeus querida, adeus querida
Adeus, adeus, adeus querida! 
O chefe está de pé com uma vara
E nós curvados a trabalhar!"

Anos mais tarde, durante a Primeira Guerra Mundial, a letra foi reescrita para protestar contra o conflito e ganhou força na Segunda Guerra Mundial, pelos Partigiani, ou seja, homens e mulheres que se mantinham como resistência ao fascismo, era um movimento armado baseado na estratégia de guerrilha e que teve destaque durante o episódio da 2ª Grande Guerra, mas já existia desde 1922, quando começou a ascensão do fascismo na Itália. Os Partigiani eram formados por socialista, comunistas, liberais, anarquistas, trabalhares urbanos e rurais e até mesmos anarquistas. 

grupo Partigini

Os Partigiani tiveram um papel fundamental para a derrota italiana no conflito, pois a medida que os Aliados empurravam os nazistas e os fascistas para o norte da Itália, os Partigiani roubavam territórios, e mobilizava a população italiana, que acabava aderindo a causa para lutar contra o exercito de Hitler. E ai que a canção Bella Ciao desempenhou um papel de recrutamento dos civis:

"Acordei de manhã
E deparei-me com o invasor
Ó resistente, leva-me embora
Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus! Adeus! Adeus!
Ó resistente, leva-me embora
Porque sinto a morte a chegar.
E se eu morrer como resistente
Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus! Adeus! Adeus!"
   
E assim em 1943, Benito Mussolini perdia força na Itália e então cedeu ao acordo Armistício de Cassibile, em 8 de Setembro, e consistia em cessar as hostilidades aos Aliados. No mesmo ano Mussolini foi capturado, mas foi resgato pela SS alemã. A resistência antifascista na cedeu até conseguir captura-lo, e em 28 de abril de 1945 conseguiram, o capturaram e o executaram, próximo ao Lago de Como, e trouxeram seu corpo até Milão onde foi pendurado de cabeça para baixo, numa estação petrolífera, para exposição, a fim de que os populares confirmassem sua morte e comemorassem (cantando Bella Ciao).

Com o passar dos tempos a canção se tornou um hino de movimentos que lutam por causas sociais, contra preconceitos e autoridades como o fascismo. A torcida do Livorno da Itália canta essa música nos estádios, a torcida é de extrema esquerda e rivaliza com as torcidas da Lázio e Hellas Vernoa, que são assumidamente fascistas. A música também foi entoada pelo partido comunista italiano, como uma forma de representar seus ideais, foi utilizada em protestos contra a guerra do Vietnã, e mais tarde por grupos negros e feministas. Em 2014, durante uma ocupação em Hong Kong, estudantes cantaram Bella Ciao em favor a democracia.

Abaixo as versões, dos Partigiani, cantada em italiano e com legendas em português, da canção Bella Ciao, em um clipe da série "La Casa de Papel":



Nenhum comentário:

Postar um comentário