Entrevista com o grupo Bueiro do Estado - #submundodosom

Posts

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Entrevista com o grupo Bueiro do Estado



O Submundo do Som trocou uma ideia com um dos nomes em acensão do rap na cidade Pedreira, o grupo Bueiro do Estado, formado por Nogueira e Vitor, os manos contaram da origem do grupo, as inspirações, sobre a cena do hip hop em Pedreira, as batalhas de rima na Pista de Skate da cidade, a participação do grupo na coletânea V.A. - O Rap que Vem do Interior, do selo Dz9 Records e produzida por Danilo Amâncio. Falamos também dos sonhos e novos projetos do grupo. Então se liga ai e confira essa troca de ideia que ta mil grau:

Submundo do Som - Quem é o Bueiro do Estado? Qual a trajetória do grupo até aqui? Se apresenta aí pra galera

Bueiro do Estado - Bueiro do Estado antes de tudo é uma família, é a união, foi junção de amizade e a certeza do queríamos fazer, que não é só fazer rap tem que se viver do rap, respirar e sentir, eu Nogueira fui nascido e criado em pedreira, o Vitor ja veio de sampa, zona leste, Itaim Paulista, mas foi aqui em pedreira que nos conhecemos, de diversas amizades e roles, onde o que nos uniu foi ver que era verdadeiro dentro de tudo que queremos e gostamos de fazer, como andar de skate, e diversas batalhas que participamos, muitas vezes um contra o outro e sempre com a vontade imensa de se expressar, dizer o que realmente tínhamos que falar.

Submundo do Som - O nome Bueiro do Estado, da onde veio mano?

Bueiro do Estado - Foi em um troca de ideia, depois de ta voltando de um role, onde nós fomos observando a vida, discutindo, onde o bueiro significaria a margem do estado, onde há tanto ouro e beleza mais as pessoas só se importavam com sua certeza, não queriam ver além, e hoje nos estamos aqui pra mostrar isso, passar uma mensagem, e mostrar que há tanto amor nessa margem que não dão valor, não incentivam a parte mais pobre e carente de nossas cidades, e tem medo do que virão.

Submundo do Som -  O que inspira e influência grupo? O que o Bueiro do Estado absorve das referências e insere nas letras?

Bueiro do Estado - Nossa influência é tudo que vivemos, a maior parte de nossos ídolos são nossos próprios amigos, que sempre nos ajudaram, isso é inspiração, uma família unida. Nossas letras se baseiam em experiencias de nossas vidas e do nosso convívio com o mundo afora, o que fomos aprendendo e assim o que vamos tentar compartilhar.

Submundo do Som - E como é o processo de composição de vocês? Como nasce um novo som do grupo?

Bueiro do Estado - Cada um tem uma fase de criação, pelo seu estado emocional, não é nada de uma formula, juntamos nossos pensamentos e sentimentos, é algo que vem de dentro. É só por um beat e soltar pra fora essas ideias e pensamentos pra fora no free, lava a alma.

Submundo do Som - Como é a cena do rap em Pedreira? Rola a batalha de rima na Pista de Skate né? Como que é essa parada?

Bueiro do Estado - A cena do rap em Pedreira, vem cada vez mais crescendo, graças as batalhas e eventos na pista de skate não só o rap, mas o movimento hip hop, a cultura underground e nosso direito de reivindicar e protestar e além de tudo poder se divertir. A Batalha da Pista foi um evento totalmente feito por nós da pista, família BNI, Rude Boys, Bueiro do Estado, foi um evento que uniu mais as pessoas, não só como as que frequentam diariamente nossa pista, mas também deu mais visualização chamando pessoas de fora para participar. Se não for nós mesmo nada teria acontecido, nunca tivemos nenhum tipo de apoio, em Pedreira somos nós por nós.



Submundo do Som - Como o grupo vê a cena atual do rap na região e no Brasil como um todo? E como que o Bueiro do Estado se encaixa nessa cena?

Bueiro do Estado - Só temos a dizer que o rap cada vez se torna mais forte, um estilo que se encaixa em todas as classes, sem preconceitos, mas a cena de hoje as vezes parece esquecer que unidos fortalecemos bem mais o rap. Na cena de hoje muito mc's perdem muito tempo criticando trampo do outro, quando podiam estar os dois fazendo um som que realmente vai tocar seu ouvinte, mas cada um na sua também, viemos pra compartilhar nossas experiencias e tirar um aprendizado disso com quem quiser também compartilhar conosco, e é ai onde nos encaixamos na cena, seja a mudança que você quer ver no mundo.

Submundo do Som - O Bueiro do Estado está participando da coletânea V.A. - O Rap Que Vem do Interior, da Dz9 Records, como que é para o grupo participar desse trampo? E como que chegou o convite até vocês?

Bueiro do Estado - É uma enorme satisfação poder participar de um projeto com tantos talentos quanto esse, trampo fino, com rap nacional de compromisso. O convite chegou através das batalhas das pistas de skate, Danilo sempre colou lá, e em uma delas que participamos chegou o convite dessa V.A. feita pela Dz9 Records.

Submundo do Som - Quem está produzindo a faixa do Bueiro do Estado para o disco é o Danilo Amâncio né? Como é trampar com esse mano?

Bueiro do Estado - Exato, primeiramente todo grupo só tem a agradecer a todo o trampo desse grande músico, Danilo é um excelente profissional, seu talento na produção é o resultado combinado de anos envolvido com música, muita dedicação, muito amor pelo que faz, é um músico completo. Trampar com esse mano não é só uma criação de um beat pra nossas letras, é uma aula, é um aprendizado. Nossa criação do beat foi algo que levou um final de tarde, acredito que em menos de 2 horas a gente já tinha boa parte do que seria o beat praticamente pronta.

Submundo do Som - E como que o Bueiro do Estado tá chegando pra esse disco da Dz9 Records? O que vocês prepararam para a coletânea?

Bueiro do Estado - Vem com o que nós mais fazemos, compartilhamos nossas experiencias, e do que passa a nossa volta, com uma maneira critica de se expressar que vem do interior.

Submundo do Som - Esse disco V.A. - O Rap Que Vem do Interior, faz parte de um projeto do selo Dz9 Records, que tem a intenção de movimentar a cena musical da região 019. Na visão de vocês, qual a importância de um projeto como essa para a cena 019?

Bueiro do Estado - Essa parada é muito louca, mostra que o rap do interior vive e está cada vez ta maior, algo direto do ciruito das águas onde vemos tantos talentos e de diverços manos que muitas vezes não tem uma oportunidade, o rap vem e mostra sua força.

Submundo do Som - O que vem de novo? Além da track na V.A. - O Rap Que Vem do Interior, o que mais o Bueiro do Estado planeja para o futuro?

Bueiro do Estado - Fora a honra que foi ter uma track nessa coletânea, estamos preparando nosso primeiro EP, onde já escrevemos a maioria das letras, fora isso já estamos pensando em nosso primeiro disco e diversos shows pra rapaziada mesmo antes de tudo, seja na pista ou na rua ou algum dia abrindo algum show, quem sabe.

Submundo do Som - Falando de sonhos, quais que o Bueiro do Estado almeja realizar?

Bueiro do Estado - Nosso sonho vem desde criança por isso não perdemos nossa essência, com calma chegamos lá, o que nos motiva é fazer a mensagem poder chegar, é poder ajudar, esse é nosso sonho, se uma de nossas mensagens servir na sua vida pra algo, seja ela como um conselho ou se te despertou algo, o trampo já ta pago, é importante sempre acreditar.

Submundo do Som - Para os manos que estão afim de curtir um som da hora, o que o vocês podem indicar pra nós? 

Bueiro do Estado - Essa é uma das mais complicadas, a gente ouve muita coisa, um pouco de tudo, rap, blues, rock, jazz, reggae, samba, como vários grupos: Doctors MC's, Pavilhão 9, Filosofia de Ruas, Racionais, Thaide & DJ Hum, Speed Freaks, Black Alien,Cambio Negro, RZO, Thiago Elniño, SP Funk, PrimeiraMente, Inquerito, Realidade Cruel, Nocivo Shomon, o rei Sabota, ZMR, fora de qualquer som que passa uma visão, tentamos tirar o melhor de nossa experiência, cada música tem algo há se falar.

Submundo do Som - E que mensagem os manos podem deixar pra rapaziada que está se ligando nessa troca de ideia?

Bueiro do Estado - O que levamos com nós e queremos dizer a todos manos, muita fé, calma que um dia esse mundo gira, e até la, de valor há quem está com você nunca esquecendo de quem um dia já te ajudou te fortaleceu, ou simplesmente te deu um toque pra você entender, o mundo não pesa mais que a mão de uma criança.

Submundo do Som - Pra quem quiser acompanhar o projeto Bueiro do Estado? Quais os canais?

Nossa Pagina Está em construçãoNosso e-mail de contato para shows: bueirodoestadocontato@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário