Entrevista com Renan Inquérito - #submundodosom

Posts

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Entrevista com Renan Inquérito



Salve, o Submundo do Som trocou uma ideia com o mano Renán Inquérito, o frontman de um dos projetos mais icônicos da cena atual do hip hop, que em 2018 chegou com os dois pés no peito com o álbum "Tungstênio" (o Submundo do Som fez um review da hora desse trampo, que você pode conferir aqui). Nesse bate papo falamos sobre o Inquérito, sobre os sonhos, projetos futuros, sobre as parcerias musicais e é claro sobre o disco novo. Confere aê que ta firmeza:

Submundo do Som - Salve, salve! Primeiramente obrigado pelo papo, satisfação total! E  começamos com aquela pergunta clássica: Quem é o Inquérito?

Inquérito - Já foi um grupo, já foi um cara, já quase acabou, quase foi ninguém, hoje é um sonho que virou realidade, uma multidão. A palavra vem do latim "quaeritare", que significa andar sempre em busca, buscar por muita tempo, perguntar, questionar.
 
Submundo do Som - "Tungstênio", o Inquérito chega pesado com esse novo disco. O que esse trabalho representa na carreira do grupo?

Inquérito - Inquérito e Pesado é pleonasmo, é como subir pra cima rs. Esse álbum representa continuação, conceito, evolução e realização, lírica e harmônica.

 
Submundo do Som  - E onde o Inquérito deseja chegar com o álbum Tungstênio?

Inquérito - Não vejo um ponto de chegada, só um ponto de partida, que no caso foi em 1999 quando começamos, a música é eterna, a gente vai e esse disco fica.
 Submundo do Som - O Inquérito sempre apresenta uma parceria com uma galera além do Rap, como foi com Natiruts, Arnaldo Antunes, e agora mais recente em Tungstênio com Zeca Baleiro e Mato seco, como é trabalhar com esses nomes? E com quem o grupo tem vontade de participar?

Inquérito - É mágico trabalhar com seus ídolos, virar parceiros dessas lendas, muito satisfatório, transcender o rap. Ainda vamos gravar com muita gente se Deus quiser, Black Alien, MV Bill, Djonga, e muitos outros... 
Submundo do Som - Em uma entrevista para o Programa Freestyle, do grande Marcílio Gabriel, teve um papo sobre o rap latino, do quão pouco nós, brasileiros, escutamos os sons de nossos hermanos. O Inquérito gravou com o La Invaxión, de Cuba, em "Uma Só Voz" e com Malena D'allessio, da Argentina, em "Madre Tierra", além da passagem por Portugal recentemente e a letra de "Perfume de Colônia" com outros sotaques de português. Como é para o grupo esse intercâmbio musical, e o que vocês veem de diferente e de similar na forma de fazer rap no Brasil e nos outros países?

Inquérito - A música por si só já é um intercâmbio espiritual né? Transcende idiomas e fronteiras, fala a mesma língua quando toca o coração, a gente só tá tentando materializar isso no nosso trabalho. O rap é soma, é vivência, é raiz, então independente do país em que for feito vai trazer experiências e vivências locais, isso ninguém tira! O que fizemos foi só misturar tudo isso.
 

Submundo do Som - Parada Poética, Um Brinde, Fundação Casa... O Inquérito tem no corre em vários projetos né? Quais são e como funcionam, e pros manos que quiserem participar ou ajudar?

Inquérito - Derivado do Inquérito surgiram vários projetos, alguns tem vida curta, outros existem até hoje, nenhum foi muito programado ou planejado, fizemos música, aí a música anos depois virou livro, clipe, campanha e foi ganhando vida, voz, aglutinando gente, unindo profissionais das mais diversas áreas. Pode ser que amanhã mesmo eu crie um novo projeto e saia por aí rs...
 
Submundo do Som - "É tanta letra horrível que os cara tem feito, que nem caderno de caligrafia dá jeito!", mas e do contrário mano? O que te salta os olhos na música em geral que você pode indicar pra galera que tá afim de conhecer um som novo?

Inquérito - O disco solo do Marcelo Yuka “Canções para Depois do ódio” eu acho foda! A música "Outro Sim", da Fernanda Abreu também. Gosto muito do som “Amigos” do projeto Língua Franca, sem contar nas músicas do Zeca Baleiro, do Arnaldo Antunes.
 
Submundo do Som - Quais os sonhos que o Inquérito ainda pretende realizar? E qual mensagem você deixam pra galera que acompanhou esse papo?

Inquérito - Eu gostaria de gravar um DVD/CD ao vivo com todas as pessoas que já participaram dos meus seis álbuns, juntar todos eles num grande show e comemorar 20 anos de caminhada, 20 anos luz!
 
Submundo do Som - Pra acompanhar o Inquérito? Quais os canais de comunicação?

Inquérito - Facebook.com/inquérito
Twitter: @renan_inquerito
Instagram: @renaninquerito
Youtube: grupoinquerito




Crédito da foto: Márcio Salata

Nenhum comentário:

Postar um comentário