Entrevista com a Banda AI-5 - #submundodosom

Posts

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Entrevista com a Banda AI-5




O Submundo do Som trocou uma ideia com uma das primeiras bandas de punk rock do Brasil, os manos do AI-5, formada em 1978, galera que protagonizou o primeiro show punk em São Paulo, organizado pelo saudoso Kid Vinil, e cujo nome veio como uma afronta a Ditadura Militar, em pleno anos de chumbo, nome que inclusive gerou problemas para a banda, que foi perseguida e impedida de tocar. Nesse papo falamos sobre a música "John Travolta", sobre novos lançamentos, sonhos e sobre a cena punk dos anos 70/80 e a repressão da ditadura para com os manos. Se liga aê: 

Submundo do Som - Quem é a banda AI - 5? se apresenta ai para nós. AI-5 - Garú -  VocaisFábio Rodarte -  Baixo e vocaisMarcelo Ladwig -  BateriaFausto Celestino -  Guitarra e voz (único membro original da fase 1978, 1979) Submundo do Som - O nome AI-5, como a banda decidiu por ele? Esse nome já tiveram problemas pra banda?

AI-5 - O nome foi escolhido como protesto ao Ato Institucional Número 5, da época da Ditadura Militar, que é considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar.  o AI-5 entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do então presidente Artur da Costa e Silva. 

A banda teve muitos problemas com o nome, pois foi fundada e esteve em atividade durante a Ditadura Militar, em sua primeira fase. Shows invadidos pela polícia, apreensão de equipamentos, fazia parte da rotina da banda. Chegou um ponto onde não conseguíamos mais local para tocar.  

A falta de espaços que aceitassem a banda, também foi um dos motivos do fim das atividades na época. 

Submundo do Som Como era fazer música no Brasil no período da Ditadura Militar? AI-5 - Ao mesmo tempo que era complicado, pois tudo podia ser censurado, havia muito assunto para música de protesto, que sempre foi a alma do AI-5, independente de rótulos.No começo, como ninguém nem sabia da existência do Punk, a coisa até que correu numa boa, mas quando começaram a surgir os primeiros shows, não demorou muito para serem “visitados” pela polícia.

Era um período onde não havia muita liberdade e isso sempre foi motivo de revolta por parte da banda, que se manifestava por meio das músicas.Naquela época, o inimigo era um só.  Não havia essa polarização/divisão do povo em função de partidos políticos, por ex.

Submundo do Som - O AI-5, junto com a banda Restos de Nada, protagonizaram o primeiro show de punk rock em São Paulo, né? Como que foi isso ai?Sim.

AI-5 O Kid Vinil (na época, ainda Antonio Senafonte), morava no Jardim Colorado, relativamente próximo a Vila Formosa onde rolavam os ensaios do AI-5.  Era amigo da banda e dele surgiu a ideia de fazer o show no porão de uma padaria abandonada, no bairro em que ele morava. Ele carregou equipamentos num fusca que tinha na época,  tudo no mais puro estilo do “faça você mesmo”.

O “palco” foi construído com madeiras suspensas por pilhas de tijolos, há um 20 cm do chão.  Esse,  era lotado de um pó de tijolo ou coisa parecida. Quando começamos a tocar, aquela poeira toda subiu e o porão virou uma cena de catástofre ambiental...rs

Sobre as bandas, havia uma única lâmpada de 60w , que o Sid (baixista da época) tratou de destruir assim que entramos.  Foi tudo no escuro!

Apesar de tudo, foi muito bacana. Uma verdadeira celebração do Punk, recém nascido no Brasil.

Submundo do Som - Um dos grandes sucessos da banda é a música "John Travolta", o que essa canção representa na carreira do AI-5

AI-5 - Era 1978, a onda disco dominava completamente todos os meios de comunicação.  Para nós era um inferno porque só se falava naquilo.  A música foi uma forma de protestar contra aquela coisa toda fabricada, porém com um tom irônico.

Para nós foi uma grande surpresa quando o Ratos de Porão fizeram um cover em seu disco Feijoada Acidente. Também fez parte, junto de “Mundo Imundo” e “Velho Ancião”, da trilha do Documentário “Botinada. A origem do Punk”, do Gastão Moreira.

Foi por meio dela, que o AI-5 ficou um pouco conhecido dentro do estilo.

Submundo do Som - A banda tem planos de lançar algum trabalho novo? Um álbum de estúdio? Quais as novidades do AI-5?
AI-5 - Sim. No começo deste ano, lançamos vídeos que deram vida aos antigos temas, com os áudios gravados em show no Sesc Pompéia, em novembro de 2017.





 Ainda no primeiro semestre lançaremos um EP ao vivo, com 8 músicas, gravadas naquele show. O interessante desse lançamento é que as músicas antigas, lançadas no CD pela Baratos Afins, poderão ser ouvidas com maior qualidade sonora e mais “ajustadas”.

Isso porque a demo da época foi gravada meses após o final da banda, sem ensaio algum.A demo foi gravada num único take, do começo ao fim e muita coisa saiu incompleta ou meio torta, ....digamos assim.  

Agora com um novo vocal, estamos compondo material novo, que será lançado ao longo de 2018.

Alguns singles dessas inéditas e um novo álbum, até o final do ano.

Submundo do Som - Pra rapaziada que tá afim de conhecer um som, o que vocês podem indicar pra nós?

AI-5 - Em primeiro lugar, ouvir as bandas fundamentais como Stooges, MC-5, UK Subs, Dead Boys, The Damned, etc..

Trazendo mais para dias atuais, gostamos e sugerimos bandas como Dependentes Químicos, Asteroides Trio, Amnésica Coletiva e Invasores de Cérebros.  Submundo do SomQuais sonhos a banda ainda almeja realizar nessa caminha pela música? AI-5 - Este ano o AI-5 comemora 40 anos de fundação. Gostaríamos muito de tocar em alguns lugares, junto com outras bandas para celebrar.

A banda voltou para ficar, então temos muitos planos pela frente. Lançar novos álbuns, tocar pelo Brasil afora e quem sabe, em outros países também.

Mas, acima de tudo queremos continuar nos expressando contra todos os abusos, injustiças e sacanagens que vemos o povo brasileiro sofrer.

O protesto sempre foi a força motriz da banda, e isso continuará!

Submundo do Som - Pra quem tá curtindo essa entrevista, que mensagens você deixam?

AI-5 - Agradecer a todos que nos tem apoiado e reforçar que a banda voltou para ficar. As pessoas que curtem a banda e nos seguem nas redes sociais ou de qualquer outra forma.

São para vocês que fazemos as músicas... uma forma de mostrar ‘a  sociedade, a vida dura e real por trás do verniz bonitinho que as estratégias de marketing tentam empurrar goela abaixo do povo.

Submundo do Som - Pra quem quiser acompanhar ou ter contato, quais os canais de comunicação? AI-5
Página oficial no facebook:www.facebook.com/aicincopunk 
Instagram:https://www.instagram.com/ai5oficial/  Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCS8L63HqdoKQ_hmvjlRMNcA 
Contato para shows:ai5punkrock@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário