Livro mergulha na história do primeiro disco de Hip Hop do Brasil - #submundodosom

Posts

sábado, 3 de novembro de 2018

Livro mergulha na história do primeiro disco de Hip Hop do Brasil


O LP Cultura de Rua completa 30 anos e revela várias curiosidades

Como o Hip Hop chegou ao Brasil? Quem foram os personagens dessa fase inicial? Como nasceu essa cultura? Qual o primeiro disco de Hip Hop do Brasil? Quem foi o primeiro rapper do Brasil? Qual foi a primeira música rap do nosso país? Essas perguntas estão respondidas no livro de Jeff Ferreira: “30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua”.

Passados pouco mais de 30 anos desde a chegada do Hip Hop ao Brasil, poucos adeptos do movimento se propõe em estudar suas raízes, nessa obra o autor Jeff Ferreira mergulhou na história por de trás deste clássico disco, entrevistando artistas da coletânea, produtores e pessoas que indiretamente fizeram parte desse projeto.

Lançado em 02 de novembro de 1988, pela gravadora Eldorado, o disco Hip Hop Cultura de Rua reuniu os grupos O Credo, Código 13, MC Jack & DJ Ninja e a famosa dupla Thaide & DJ Hum, cada qual com duas faixas que abordam afirmação social e racial, desabafos sobre a sociedade, violência policial, além de traçar uma visão sobre fatos do cotidiano.

Neste livro, Jeff Ferreira aborda a importância do registro não só pelo fato de ser o primeiro disco de Hip Hop do país, mas também por ter posto fim a rixas de gangues de break da época, que tinham inimizades para além da dança, e tiveram que se entender para que fosse possível a concepção da obra. O autor destaca também o contexto dos anos 80, década em que o Hip Hop chegou ao Brasil, com fatos de interessantes sobre como a cultura nasceu nos EUA (com um embrião na Jamaica) e desembarcou em nosso país, passando pelos bailes blacks e manifestações artísticas de rua, até ter seu ponto de ebulição na estação São Bento do metrô de São Paulo.

Além de entrevistas com testemunhas oculares da história do Hip Hop no Brasil, o autor utiliza-se de quase toda a bibliografia brasileira sobre o movimento, além de documentários, pesquisas em sites, recortes de jornal da época, e discos que ajudam a entendem e transmitir a atmosfera que envolveu a ideia e produção do LP.

O livro 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua proporciona ao leitor o que muitos chamam de o quinto elemento do hip hop, o conhecimento, trazendo informação, curiosidades e nostalgia sobre a história da nossa música brasileira. O livro pode ser encontrado em algumas livrarias.


Abaixo os links para compra:

Compre na Amazon

 Compre na Agbook

 Compre no Submundo do Som


Nenhum comentário:

Postar um comentário