PerifaCon, a Comic Con das Favelas - Submundo do Som

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 25 de março de 2019

PerifaCon, a Comic Con das Favelas


No último dia 24 de março de 2019 rolou a 1º PerifaCon, a Comic Con das Favelas. na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. O evento reuniu cerca de 4 mil pessoas, tendo 2.700 participantes inscritos antecipadamente, o sucesso do evento foi tamanho e rapidamente ocupou a capacidade máxima, lotando os 7 andares destinados a convenção.


A PerifaCon, se define como: "Uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop no geral que cresceram nas periferias de São Paulo. O evento tem como objetivo levar para a periferia esse universo que historicamente é negligenciado nessa temática."

Dentre a s atrações do evento, a programação contou com debates sobre produção e representatividade negra nas HQ's, a produção de podcasts no Brasil, mulheres no mundo nerd, produção independente e editorial, e trouxe convidados como Adriana Melo, artista da DC Comics, Sidney Gusman jornalista e um dos maiores conhecedores de quadrinhos do Brasil, Rafael Calça é roteirista de quadrinhos e animações, ilustrador de revistas, livros e storyboards, Marcelo D’Salete, quadrinista, ilustrador, professor e autor vencedor dos prêmios Mix, Jabuti e Eisner, os maiores da categoria, além da participação do DJ KL Jay do grupo Racionais MC's no debate sobre arte e resistência.

Oficias e quizes, seções de games, com destaque para o jogo indigena Huni Kuin: Yube Baitana, sala de RPG e gamboard, seções de autografos, lojas e concursos de desenhos e cosplay. Um dos personagens que mais chamou a atenção foi o "Pantera Negra", que foi ovacionado no concurso de cosplay levando a autoafirmação negra e toda a representatividade do filme da Marvel para as ruas do Capão Redondo.

Wakanda Forever! (Fotos retiradas do perfil do Instagran da PerifaCon)

O evento contou também com a exposição de artistas, a mais aguardada foi a "Rap em Quadrinhos", projeto da dupla Load e Wagner Loud, que retrata icones do rap nacional como personagens dos quadrinhos, o projeto já está na sua segunda parte, retratando mais 20 MC's como super heróis das revistas em quadrinhos:



Fotos dos painéis da exposição "Rap em Quadrinhos" retiradas do Facebook da PerifaCon. 

Ainda houve uma sala com audiovisual e transmissão da sério "Impuros", da FOX com bate papo Zico Goes, Felipe Ferrari e do Carlos Alberto Pires da Black Pipe Entretenimento, que bateu um papo com o Submundo do Som, apontando suas percepções sobre o evento:


Submundo do Som -  Qual foi a visão geral do evento?

CarlosEvento foi maravilhoso, A produção tá de parabéns se esforçaram ao máximo e conseguiram trazer diversas pessoas da periferia, e fora dela, pra dentro da Fábrica de Cultura do Capão, um momento histórico!

Submundo do Som - Com o sucesso do evento, a tendência é crescer. E quais as expectativas para uma segunda edição da PerifaCon?

CarlosCara eu aguardo ansioso pelo próximo evento toda a produção do evento foi espetacular e acredito que ano que vêm eles vão conseguir fazer uma parada muito maior, ainda mais devido ao sucesso da primeira, porque quem não foi sabe que perdeu algo histórico.

Submundo do Som - Geralmente os produtos do universo geek são direcionados a um público classe média, , como foi o engajamento da periferia com a convenção?

CarlosFoi ótimo, a periferia é a que mais consome cultura pop e muita gente não tem oportunidade de colar em eventos pela logística e devido aos preços. A galera da PerifaCon conseguiu reunir muita gente importante da cultura geek e deixou acessível e dava pra ver a felicidade das pessoas que ali estavam, sejam crianças ou adultos. A galera consumiu mesmo e lotou todos os espaços.

Submundo do Som - Quanto as publicações nacionais, muitas retratam o cotidiano de muitos brasileiros, você acha que essa narrativa aproxima mais os quadrinhos da população dos guetos, no sentido de representatividade?

CarlosEu acredito que sim, a representatividade é importante mano, e ver os quadrinistas nacionais falando sobre nossa realidade traz a galera pra perto da cultura geek e temos muitos trabalhos nacionais que passam despercebidos e um evento como o PerifaCon ajuda a trazer essa galera mais perto da periferia.

Submundo do Som - Eventos de comix costumam apresentar novidades desse universo, o que você viu lá de lançamentos pra compartilhar com a galera?

CarlosCara devido a correria de cobrir o evento, eu passei pouco na aérea dos artistas, mas vi que a Editora Draco, do Raphael Fernandes vai lançar um quadrinho chamado "Na Quebrada" com algumas histórias sobre o universo Hip Hop e sei que vai ter alguns artistas envolvidos.


Contato
equipeperifacon@gmail.com
Site: https://perifacon.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Páginas