O Reggae da banda Veja Luz - Submundo do Som

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

segunda-feira, 15 de abril de 2019

O Reggae da banda Veja Luz

Foto por Will Santana

Percorrendo as sonoridades e territórios das noites paulistanas, cinco amantes de música se juntam e encontram no reggae suas maiores afinidades. No entremeio da troca de experiências, acordes e composições, formou-se, em 2009, em Taboão da Serra (SP), a banda Veja Luz. O projeto, que completa 10 anos em 2019, apresenta uma proposta musical orgânica, que dialoga com diversas linguagens e estéticas.

Influenciada pelo reggae jamaicano e inglês, pelos ritmos afrodescendentes como a Soul Music, Jazz, Blues, R&B, Hip Hop, e uma boa dose de brasilidade, a banda Veja Luz contribui para uma nova fase e musicalidade para o reggae brasileiro. Oferecendo como resultado de seu trabalho um reggae contemporâneo, autêntico e universal.

O primeiro álbum saiu em 2012. O homônimo Veja Luz conta com as participações de Dada Yute, Gerson da Conceição, Buguinha Dub, Funk Buia e Leandro Kintê. O lançamento ocorreu no antigo Studio SP, na rua Augusta, em São Paulo, com superlotação da casa, tornando-se um sucesso de público e crítica, o que rendeu a indicação do show de lançamento da Veja Luz entre os 100 melhores shows do ano na cidade, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Com o primeiro álbum a banda percorreu diversos festivais de música e casas de shows pelo Brasil, em mais de 3 anos ininterruptos, sendo uma das primeiras bandas de reggae a romper paradigmas em alguns desses circuitos que, até então, priorizavam artistas de outros segmentos.

Veja Luz já dividiu o palco com nomes importantes da música brasileira e internacional como: Leci Brandão, Racionais MC’s, Criolo, Gaby Amarantos, Black Alien, Yza, Rael, Mato Seco, Edson Gomes, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, RAPadura, Thaíde, Aláfia, GOG, Z’África Brasil, Siba, Dead Fish, Tiê, BNegão, Banda Black Rio, Black Uhuru (Jamaica), Midinite (Ilhas Canárias), The Congos (Jamaica), Mighty Diamonds (Jamaica), Rockin Squat (França), David Hubbard (Guiana Inglesa), Al Griffiths (The Gladiators-Jamaica), Victor Rice (EUA), entre outros.

Em 2017 a banda lançou o álbum Escolhas contendo 12 faixas, dentre elas uma regravação de Chico Buarque e uma intervenção recitada pelo poeta Sérgio Vaz. O álbum conta com as participações especiais de Black Alien e do cantor jamaicano Al Griffiths (vocalista da banda The Gladiators).

Neste ano de 2019 a banda se concentra em novas realizações: O lançamento do single / clipe “Dona da Minha Cabeça” em parceria com o cantor Geraldo Azevedo e uma tour comemorativa de 10 anos que se inicia no mês de abril, fomentada pelo Edital de apoio ao Reggae, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Confira o clipe de "Dona da Minha Cabeça":


Confira o álbum "Escolhas":



Confira o álbum "Veja Luz"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Páginas