20 Anos da lendária jam session, com Charlie Brown Jr, Black Alien, Nocaute e Speed Freaks - Submundo do Som

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 6 de junho de 2019

20 Anos da lendária jam session, com Charlie Brown Jr, Black Alien, Nocaute e Speed Freaks




Quatro MCs ao mesmo tempo num palco, cada um cantado uma música diferente, um show épico com a alma do underground noventista. Essa foi a lendária jam session que reuniu Charlie Brown Jr, Black Alien, Nocaute e Speed Freaks.



O episódio completou, neste ano, vinte primaveras, e foi num show do Charlie Brown Jr no dia 22 de maio de 1999, no Metropolitan, no Rio de Janeiro, como parte da turnê de divulgação do segundo álbum da banda, o Preço Curto, Prazo Longo (leia mais sobre o álbum aqui). E como gosta, Chorão e banda promoveram um épico encontro mesclando rock, rap, ragga e muita postura com good vibes, mostrando a essência das bandas e dos convidados.


Nino Rap, da banda Nocaute inicia com o refrão de "Mens", em "Mens cuidado com o trem!", Bordão que marcou a quebrada de Belford Roxo, e que integra o álbum homônimo, de 1999. Em seguida Gustavo Black Alien, de dreads longos e seu flow inigualável em português inglês, e por fim a entrada de Chorão, trazendo fragmentos de algumas de suas letras  "falei, falei dessa vez não tive dó...", Que mais tarde integrou a música "Aqui Ninguém Vale Um Vintém", da banda Tolerância Zero, que também contou com Black Alien e Speed, BNegão, Paulo Napoli e Xis. Todo esse encontro ao som do beat box de Champignon, que também segue marcando o instrumental no baixo, enquanto Marcão, Thiago e Pelado seguem na cozinha do Charlie Brown Jr.

Em dado momento Chorão puxa a letra de "Estilo do Gueto", que nessa época só havia saído em fita K7, na mixtape Corporation Preview, de Black Alien, SpeedFreaks e DJ Rodrigues (leia mais aqui), a letra sofre alterações propositais por Chorão, que arranca sorrisos de Black Alien, em "de onde eu vim, você também veio, mas eu sou nascido no gueto", sob beat box, agora, de Nino Rap. Nessa hora os três MCs no palco se abraçam, e a câmera fecha na felicidade estampada no rosto dos envolvidos. 

Eis que surge Cláudio Márcio, o Speed, anunciado por Black Alien, e cochicha ao ouvido de Chorão, os dois se cumprimentam e o líder do Charlie Brown Jr gentilmente sede o microfone ao rapper, Speed manda sua parte em "O Império Contra Ataca", música que saiu no álbum Eu Tiro É Onda, do ano anterior, de Marcelo D2. Ao fundo ainda se ouve Black Alien e Nino Rap, cada um mandando seu flow, afim de deixar "sujo" o rap de Speed. A câmara se afasta e flagra a vibe da galera curtindo o show, quando o plano se aproxima novamente vemos que tanto Chorão como Speed, cada qual está com seu microfone em mãos, nesse instante cada um dos quatro MCs munidos de seu mic entoam uma música diferente, tudo junto e ao mesmo tempo!
Chorão e o rapper Speed

Chorão ainda encontra espaço e vibe para entoar versos de "Paz Interior", do RZO, música que viria a ser lançado também em 99. Por fim, o Charlie Brown agradece a galera do Rio de Janeiro e ruma para finalizar a apresentação transmitida pelo Multishow.

Dos quatro MCs que levaram a jam, apenas Black Alien está vivo, os demais foram imortalizados em sua obra. Speed foi assinado em 2010, num crime ainda sem respostas. Lúcio Mauro, o Nino Rap, nos deixou em 12 de junho de 2014. Em 2013 Chorão deixa saudades após uma overdose e seis meses depois a saudade abala Champignon, que o faz cometer suicídio.

Seguimos levando na memória esses gigantes nomes da nossa música e abaixo curtimos a lendária jam session que reuniu esses monstros!

Se liga:


Um comentário:

Post Bottom Ad

Páginas