Entrevista com a cantora Heloisa Lucas - Submundo do Som

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Entrevista com a cantora Heloisa Lucas


Salve! O Submundo do Som trocou uma ideia com talentosa cantora Heloisa Lucas, que falou um pouco sobre sua carreira, cena música, sonhos e projetos, além do seu recém lançado vídeo clipe "Mundo Cão". Se liga aí:

Submundo do Som - Muito obrigado pelo bate-papo, e seguindo o protocolo, se apresenta para nós, por favor, quem é a Heloisa Lucas?

Heloisa Lucas - Heloisa Lucas é uma mulher negra, cantora, alegre e que coloca emoção e verdade na música que estiver interpretando.

Submundo do Som - Quais as suas influências? O que você absorve e coloca no seu som?

Heloisa Lucas - Minhas influencias são várias: Elis Regina, Tim Maia, Mariah Carey, Whitney Houston, Chaka Khan, Stevie Wonder, Michael Jackson, entre vários e vários. Gosto de tudo que tem balanço, groove, um contra baixo estralando pesado. Essas são as principais características que me seduz e todas essas pessoas que citei têm essa levada musical.

Submundo do Som - Hoje as casas de shows que dão espaço para o jazz, soul, blues e ou gêneros próximos, estão no underground da cena musical, já ritmos como o sertanejo, são predominantes em vários estabelecimentos. Como você vê o circuito alternativo e o que mais falta para os artistas desse meio?

Heloisa Lucas - A música hoje em dia está muito banalizada. O que prevalece hoje no Brasil são praticamente dois gêneros: o funk e o sertanejo. A cena underground ainda RESISTE e estamos aí pra manter viva a cena. As pessoas querem saber do mesmo. Hoje se você apresenta um som autoral no mercado underground tem que ter muita insistência, resistência e verdade.

Foto por Mariana Bulcão, do Instagram: @heloisalucas.cantora 


Submundo do Som - Sob sua ótica como artista, a responsabilidade de apresentar versões de artistas, como seus trabalhos de releituras da Amy e Elza, é diferente do que a de apresentar músicas autorais?

Heloisa Lucas - Qualquer trabalho que faço, tanto as minhas músicas quanto releituras, a responsabilidade é a mesma.

Submundo do Som - E a responsa de participar de festivais e concursos, como o Canta Comigo, fala um pouco sobre essa experiência e como é o acolhimento do público, tando ao vivo como a repercussão nas redes sociais?

Heloisa Lucas - Foi mais uma experiência fantástica aparecer num programa de grande destaque e com o apresentador Gugu, que é um tanto carismático. Mais uma vez falando dessa experiência,  foi  muito gratificante e  gostoso, é um reconhecimento de  – “ cara, estou colhendo o que estou plantando”. Eu cheguei aqui e posso mais. É fruto de um caminho extenso do step by step de cantar em bares e de repente estar na TV. Mas isso é apenas uma conquista de muitas.

Submundo do Som - "Mundo Cão", seu último clipe traz uma canção de denúncia e protesto, uma critica ao cenário sócio politico do país, como você a música em meio ao caos que Brasil atravessa com esse governo?

Heloisa Lucas - A música "Mundo Cão" tem um viés político no sentido de protestar o que é ser Negro e o que passamos na sociedade, ainda mais a Mulher Negra que está na base da pirâmide social econômica do Brasil. Tá bem complicado a situação do Brasil nesse momento e ainda mais fazendo música e também cantando música de protesto. Mas nada nos cala e a nossa voz está aí pra cantarmos a verdade, o nosso dia a dia, nossas lutas, as injustiças e todo Caos. Como falei> sigamos RESISTENTE!

Vídeo clipe de "Mundo Cão"

Submundo do Som - Ser mulher e negra e ser resistência nesse nosso Brasil, essa ou qualquer outra questão do tipo já lhe dificultou o percurso pela música?

Heloisa Lucas - Com certeza. Pra nós Negros, só a nossa chegada em qualquer esfera é impactante de alguma forma e na maioria sob um olhar negativo. Você chega pra cantar em algum lugar que a maioria são pessoas não negras,  o olhar é do tipo - o que ela está fazendo aqui. Daí alguém fala – Ela é a Cantora. Mas naquele julgamento - “ah tudo bem, cantar pode, ou seja , está nos prestando um serviço”. Ou também tem aquele momento que você chega e as pessoas imaginam (da mente preconceituosa) que vou cantar pagode (nada, absolutamente nada contra) mas porque esse rótulo que negro tem que cantar pagode ou ser jogador de futebol? Podemos e cantamos Rock & Roll de Chucky Berry, um Soul de Marvin Gaye, uma pegada ardente de Elza Soares, uma Dione Warwick.

Submundo do Som - Heloísa, para a rapaziada que acompanha essa nossa conversa e está a fim de conhecer um som novo, diferente, o que você pode nos indicar?

Heloisa Lucas - Eu, na real, sou muito velharia (rs) mas tenho que desapegar do passado. Estou agora nesse momento escutando Tássia Reis. Mas indico uma banda que chama Mona Brutal, o qual tive a honra de abrir o show pra eles na terça passada, numa casa de show aqui de SP, Mundo Pensante. Mona Brutal é uma trans que canta trap absurdamente fodástico. Recomendo!

Submundo do Som - Nessa sua caminhada pela música, quais o sonhos que você almeja realizar?

Heloisa Lucas - Espero de alguma forma passar uma mensagem através do meu trabalho, da minha voz e que seja reconhecida e respeitada por isso.

Foto por @yeelromero,do Instagram: @heloisalucas.cantora 

Submundo do Som - O que podemos esperar do futuro da Heloísa Lucas, o que você prepara de novidade e pode nos adiantar?

Heloisa Lucas - Pra quem segue Heloisa Lucas, pode botar uma fé que vai vir muita coisa boa nessa trajetória. Quero que outros artistas compositores venham junto comigo pra somar, pra ter o seu reconhecimento e valor também. Arte através da arte.

Submundo do Som - Para quem acompanhou o bate papo, que mensagem você deixa?

Heloisa Lucas - Para quem leu essa entrevista quero dizer que se a Música está em você, Persista, Insista, Resista e Nunca Desista! Estude também!

Submundo do Som - E para acompanhar mais de perto o trabalho da Heloisa Lucas, quais são os canais de comunicação?

Heloisa Lucas - Pra quem quiser escutar, ver fotos, ver meus posts brincalhões e polêmicos (rs), estou no facebook/heloisalucas; no instagram como: @heloisalucas.cantora e twitter, heloclucas. Obrigada pela entrevista online e um Axé pro SubMundodoSom. Beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Páginas