MiniDoc - 30 Anos do disco Consciência Black - Vol 1 - Submundo do Som

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

MiniDoc - 30 Anos do disco Consciência Black - Vol 1


Antes dos Racionais MC’s sobreviverem ao inferno e mostrarem suas cores e valores, o grupo teve seu gênesis no álbum da Zimbabwe, a coletânea Consciência Black Vol 1, icônico trabalho que reunia um time de peso de MC’s, que pela primeira vez lançavam uma música, além do embrião racional, a rapper Sharylaine também debutava.

O ano era 1989 quando a coletânea ganhou as ruas, muita confusão é feita quanto ao ano de lançamento do Consciência Black, isso se deve pelos álbuns O Som das RuasHip Hop Cultura de Rua terem sidos lançamentos em 1988, e quando se fala em coletânea da época vem na memória essas duas compilações, que são as mais famosas. O LP da Zimbabwe teve inicio de suas gravações em 1988 e foi lançado no ano seguinte, tendo novas tiragens em 1990, esse é outro fato que ajudou a causar uma salada de informações na cabeça de muitos, muitas fontes citam o álbum como nascido em 90

No lado A, intitulado "Consciência", a música que abre é "Absoluto" do grupo Street Dance, depois temos Sharylaine (na época grafada como Sharon Line) e a música "Nossos dias", Criminal Master traz o som "Pobreza", seguimos e temos a faixa "Loucos e Loucas" de Frank Frank e fechando o lado A temos Racionais (Mano Brown e Ice Blue, com participação de KL Jay), com "Pânico na Zona Sul".

No lado B, batizado de "Lado Black", álbum abre com a faixa "Minha Musa", de Grand Master Rap Junior, seguindo temos MC Gregory, com a música "Changeman Neguinha", a faixa três é o instrumental "Melôda Massa", da equipe de som da Zimbabwe, e fechando o lado black, o som de Edi Rock e KL Jay "Tempos Difíceis".

O Submundo do Som traz um MiniDoc exclusivo sobre os 30 Anos do Disco Consciência Black, produzido com o intuito de divulgar a obra, mesmo que trinta anos depois, e para isso utilizamos de trechos de entrevista dos Racionais para a Redbull Station, e do Milton Sales, para Djalma Campos, ambos os relatos ajudam a contextualizar o momento que o disco foi concebido.




E veja as entrevistas na integra:

Entrevista Milton Sales: https://www.youtube.com/watch?v=kXyaoOdNBlQ
Entrevista Racionais MC's: https://www.youtube.com/watch?v=l7wqGI1vp2M

Um comentário:

  1. Por curiosidade de fã comecei a pesquisar a data exata (dia, mês e ano) do surgimento do grupo e realmente pela internet consta uma salada entre 1988, 1989 e 1990. Nos próprios registros oficiais do grupo( site e redes s.) consta tanto 88 quanto 89 nas bio.

    Mas já que nessa única matéria mais segura que encontrei descartam 90 como apenas um engano das pessoas pela datagem da segunda prensagem do "Consciência Black Vol.1" , dizem 88 ser uma espécie de data informal/pré-formação/embrionária (encontros, junção de idéias, ensaios e gravações de demos como o Edi rock fala nessa entrevista ao redbull)

    E concluem que o ano oficial de surgimento seria mesmo 1989 com o lançamento do primeiro registro documental e sonoro na coletânea do C.B vol1 contendo as 2 faixas "Panico na zona sul(brown e blue)" e "Tempos difíceis (edi rock). A comemoração de 30 anos em 2019 só confirma essa data também em definitivo. Até aí certinho?

    Mas e o mês e o dia em que essa coletânea foi lançada?? Também notei um registro impreciso e qse fantasma, para termos uma data segura como forma de comemoração oficial e precisa.

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad

Páginas