Marreteiros | Organização Xiita Homenageia os Ambulantes dos Trens - Submundo do Som

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 5 de maio de 2020

Marreteiros | Organização Xiita Homenageia os Ambulantes dos Trens

No dia primeiro de maio, de Carapicuíba, veio uma homenagem aos trabalhadores, o single "Marreteiros", do Organização Xiita com participações dos rappers Luiz Preto e Negrífero, ambos do grupo Caos do Subúrbio. A música aborda o universo dos vendedores ambulantes nos trens da CPTM em São Paulo, popularmente conhecidos como "Marreteiros", trabalhadores que ganham a vida vendendo produtos de forma clandestina e sem procedência. A produção de Brado Anchieta e scratches do Dj Zipper.

A música também aborda as tretas territoriais entre esses vendedores, como por exemplo os da linha diamante não se dão com os da linha rubi. "Cada linha tem sua mercadoria e seu preço, se você chega com um refri de 350ml na linha que os caras vendem o de 220ml, e ainda com o mesmo preço, vai arranjar treta", como explicam, em um estudo de caso, e complementam: "Nessa linha é salgadinho, lá pra Guaianases, os marreta vende mesmo é bolsa. E fica assim, vagando. De uma estação pra outra, aí volta. Não ficam andando muito mais que isso não. E vai o dia inteiro. Tem estação pra descansar, outra melhor pra vender, outra que sai quando for dia de rolê".

Confira o single "Marreteiros":



Sobre o Organização Xiita

Formado por Pixote Xiita em Carapicuíba-SP no ano de 1998 o grupo se deu devido a junção de três outros conjuntos, o Tribunal Negro, Cães das Ruas e o R.O.T.A, almejando uma nova cara para o rap, sangue novo e muita vontade de fazer música, com o objetivo de trazer algo novo para o rap nacional, nascia aí a Organização Xiita. Depois de um hiato, o grupo se reuniu em 2017, com novos integrantes, e fez barulho com o som “Xiita vem Cobrar” em protesto contra o governo golpista de Michel Temer.

Em 2018 o Organização Xiita lança o álbum Amerikkk Escraviza África, com onze faixas, lançado pelo selo do grupo numa das maiores festas de rap do país, o Gangsta Paradise. Do disco saíram dois vídeo clipes, das músicas "Xiita - O Retorno" e "Sem Desandar", esse com participação do rapper T.A.T.E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Páginas