Subscribe Us

header ads

Giro Latino #01 | Os diferentes Flows na Grande Pátria

Na coluna Giro Latino o Submundo do Som faz um mochilão pela grande pátria Latino-americana para apresentar a sonoridade de nossos irmãos. E nesse primeiro peão começamos no Chile, com o grupo Habitantes 432, depois um pulo na Republica Dominicana para o som de Ariana Puello, passando pelo Paraguai para conferir o trampo de Undress Cinco Mil, e a mistura dos colombianos do Choc Quib Town e finalizamos no Uruguai com o som da Alika. Confere aí:

Habitantes 432 - Old School

Habitantes 432 é uma amostra da versatilidade da cena do Hip Hop do Chile, o grupo é conhecido pela mescla de instrumentos orgânicos em suas composições. Em “Old School”, os chilenos voltam no tempo e trazem uma música swingada com o grave do funk somado ao beatbox. A mixagem e masterização foi feita Beatmachinne e o lyric ficou a encargo de @matishy, letrista da banda. Conheça mais sobre o Habitantes na entrevista que o Submundo fez com o grupo, clicando aqui.


Ariana Puello -

Da Republica Dominicana vem a contundência de Ariana Puello, também conhecida como Ari. Aos nove anos de idade, a rapera imigrou com sua família para a Espanha, onde se tornou a primeira mulher a fazer rap no país, isso no ano de 1986 e gravando em 1993. Nas letras de Puello estão toda a essência da Golden Era do Hip Hop, as rimas de denúncia, protesto e a vericidade em cada linha, como em “xxxx”


Undress Cinco Mil - Fumando Sueños

De Assunção vem o som de Undress Cinco Mil, que em “Fumando Sueños”, entre scratches (do DJ King P. Pete) e flow que alterna entre o speed e o melódico, o rapper se une a outro artista guarani, o Paulo Joaquín, para uma canção que faz ode à capital paraguaia, falando de suas contradições e complexidades. O clipe é um retrato de Assunção, e foi assinado por Diego Steady do Bongo Studio.


Choc Quib Town - Somos Los Prietos

Representando a Colômbia, um dos mais populares grupos do país, Choc Quib Town, conhecidos pela mistura de diversos estilos como Hip Hop, raggamurphin, eletrônica, salsa, jazz latino, ritmos afro-latinos e tradicionais da Colômbia. Formados por Carlos "Tostao" Valencia, Gloria "Goyo" Martínez e Miguel "Slow" Martínez, o grupo tem uma caminhada de cinco álbuns, e a música “Somos Los Prietos” sintetiza bem o conceito do Choc Quib Town.




Alika - Ejercito Despierta

Alika é uruguaia, filha de paraguaio e fez carreira na Argentina, no icônico grupo Actitud María Marta, junto de Malena D’Alessio, gravando o disco Acorralar a la Bestia, de 1996. Em carreira solo a cantante possui nove álbuns gravados, a sonoridade de seu trabalho flutua entre o rap e o reggae e seus subgêneros. Um de seus trabalhos de maior destaque é o disco Unidad y Respeto, ao lado do grupo Nueva Alianza, de onde saiu o clássico “Ejercito Despierta”.

Postar um comentário

0 Comentários