Resenha de Discos

[Resenha de Disco][bsummary]

Se Liga!

[Que Loko][bigposts]

Internacional

[Internacional][twocolumns]

Ubella Preta | Banda Paraibana tem discografia lançada pelo selo Hominis Canidae

O site Hominis Canidae, que agora também atua como o selo HCREC e tem como objetivo resgates sonoros, disponibilizou nos streamings toda discografia do projeto de música instrumental da banda paraibana Ubella Preta. Confira o release:
O grupo foi formada em 2009, mas apenas em 2010 começou realmente a mostra suas influências, quando lançou seu primeiro trabalho “Água de Jamaica”, um mergulho nas ondas do afrobeat, tão presente no Brasil no final da década passada. O estudo do ritmo africano criado pelo mestre Tony Allen, se misturava as mais variadas influências do, na época, trio formado por David Neves, Felipe Tavares e CH Malves.
Em 2011, no aniversário de 3 anos do blog Hominis Canidae, o trio lançou um estudo no qual voltaram seus olhares para as referências de dentro de João Pessoa. Sendo assim, foram atrás de uma das influências declaradas da banda, um dos totens da música paraibana, o grupo Jaguaribe Carne e realizaram o sonho de dividir o que o ser humano tem de mais importante, suas ideias e no caso de uma banda, seu som. Surgiram então duas faixas em um EP absurdamente livre e criativo chamado “Em Tubos de Ensaio no Laboratório Experimental”. Um registro que é uma celebração da música paraibana na união de duas gerações que fazem música para o mundo em uma sonoridade jazzística e de improviso surreal.
Em 2012, já como um duo, formado por David Neves (guitarras, órgão, synths e samples) e Felipe Tavares (baixo e efeitos), o projeto lançou o álbum “Evento Horizonte”. Definido pelos músicos como “Um cortejo sinuoso entre a transgressão do rock and roll, liberdade do jazz e o prazer da dança”. O álbum tem 8 faixas com o que tem de mais fino da música instrumental feita no mundo. Eles experimentam, nos moldes do free-jazz, são coesos como o post/math-rock e experimentais como o mais psicodélico dos projetos com liberdade sonora devem ser.
O grupo tocou em diversos festivais do nordeste, como No Coquetel Molotov, Festival Mundo, Festival DoSol, o MIniFestival UIVO do Hominis Canidae (em Recife e João Pessoa), Festiva Nova Consciência, sempre chamando atenção pela sonoridade abrangente e apresentações instigadas.

Confira o álbum Água de Jamaica:

Confira o álbum Evento Horizonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário