Resenha de Discos

[Resenha de Disco][bsummary]

Se Liga!

[Que Loko][bigposts]

Internacional

[Internacional][twocolumns]

Aqui Trem Poesia | Renan Inquerito Comanda Podcast Literario


Para quem curte literatura e podcast, Aqui Trem Poesia é uma ótima pedida. Apresentado pelo rapper Renan Inquérito, conhecido pelo seu trabalho na música e também no Sarau Parada Poética, o projeto discorre a vida e obra de grandes autores brasileiros de uma forma única e divertida.

O Aqui Trem Poesia é um Sarau realizado na cidade de Hortolândia, ao lado de Campinas, criado em 2019 e acontecia no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, a antiga estação Jacuba, e por isso o trocadilho do nome. Acontecia por que veio a pandemia e o local que tinha apresentações de poemas, microfone aberto e banca para troca de livros teve que ser esvaziado devido as medidas de segurança e saúde. Porém a limitação de realizar encontros presencial teve como saída a adaptação para os meios digitais, como grande parte da cultura nesses tempos de isolamento social, e assim nasce o podcast Aqui Trem Poesia.

“A ideia é apresentar a vida e obra de poetas e poetisas brasileiras importantes, de maneira contemporânea e descontraída. A pandemia de Covid-19 fez com que tivéssemos que adequar o projeto apresentado ao ProAC, para que pudéssemos seguir ativos. Procurei pensar em atividades e ‘produtos’ que fossem perenes e acessíveis a todos e todas, tanto durante quanto após esse período necessário de isolamento”, destaca a coordenadora do evento, Gabriela Castilho Guimarães.

Até o momento foram lançados três episódios do podcast Aqui Trem Poesia. No primeiro, Renan estreia com o autor Manoel de Barros, e começa com um rap sobre o ManoEl. Já na segunda transmissão, foi a vez de lembrar de da cronista paulistana Hilda Hilst, que viveu e faleceu na cidade de Campinas. E na última edição o grande homenageado foi o poeta Mario Quintana.

O Instagram do sarau (@aquitrempoesia) realiza edições virtuais do evento, e você pode conferir mais do projeto colando lá. E abaixo você escuta Aqui Trem Poesia: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário