Resenha de Discos

[Resenha de Disco][bsummary]

Se Liga!

[Que Loko][bigposts]

Internacional

[Internacional][twocolumns]

Submundo do Break | B.boy Negão, o GORILÃO da Ponte


No principio era o breaking...

O Hip Hop chegou ao Brasil em meados dos anos 1980, antes do rap se tornar o estilo musical mais ouvido no mundo e as batalhas de MC's se tornarem febre, as disputas eram na dança, o primeiro elemento dessa cultura a ganhar o solo brasileiro foi o breaking e como homenagem a manifestação corporal da nossa cultura em movimento, o estreamos uma nova coluna, Submundo do Break, onde iremos trazer textos sobre o assunto. Começamos em Campinas, com o MOS e o Gorilão da Ponte Preta, confira: 

Seja no Paço Municial ou no estádio Moisés Lucarelli até as competições pelo mundo a fora, a crew MOS (Mantendo a Origem Sempre) representa o breaking de Campinas e toda a sua essência. Liderados pelo b.boy Negão, o Gorilão da Ponte Preta, o grupo vem ganhando cada vez mais destaque e se firmando como uma das principais gangs de break do país.

O grupo nasceu em 2000, formado por Rai, Cassiano e Ari, um dos primeiros b.boys da região de Campinas. Em 2006 Jailson dos Santos, o b.boy Negão soma ao grupo, com muito treino e dedicação o MOS participou do Batle of the Year, em 2015 na Alemanha, ganhando as eliminatórias do Brasil com a melhor coreografia e melhor show. Em 2017 o Mos Crew venceu na final a equipe da casa BF Crew, com o b.boy Jhonatan Nascimento e representar a América Latina na grande Final, o “Toulouse Battle Pro – World Final.

Jailson é uma figura carimbada tanto pelo carisma que transmite por onde passa como pela forte atuação em tudo que faz, o b.boy é arte educador e através do breaking ensina os fundamentos do Hip Hop para crianças e adolescentes. Além disso, desde 2015 ele é o "Gorilão da Ponte Preta", mascote da equipe campineira que agita a arquibancada dançando breaking nos gramados do Moisés Lucarelli. A ideia do Gorilão surgiu após Jailson tentar a fantasia de "Macaca", o mascote tradicional, mas o designer da cação da roupa não lhe dava a flexibilidade necessária para os backspin, freeze ou boogaloo e a alternativa foi mudar a fantasia e consequentemente a personagem. Hoje o Gorilão é registrado na Federação Paulista de Futebol e na CBF e é o mascote oficial da Ponte, ao lado da Macaca. Também em 2015, a equipe de marketing da Ponte Preta, ao oficializar o Gorilão, criou uma narrativa de romance entre as duas mascotes, incluindo um casal de gemeos de dois macaquinhos.

O MOS, assim como Jailson dos Santos, o b.boy Negão, seguem como um dos maiores representantes do Hip Hop no interior de São Paulo usando o breaking como ferramenta de transformação e motivação para crianças e adolescentes em projetos sociais idealizados pela crew e pelo próprio Jailson. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário