Resenha de Discos

[Resenha de Disco][bsummary]

Se Liga!

[Que Loko][bigposts]

Internacional

[Internacional][twocolumns]

1ª Amostra Submundo do Som | Dia Dois: Retratos da Ditadura Militar na Sétima Arte

1ª Amostra Submundo do Som | Retratos da Ditadura Militar na Sétima Arte

 

Salve! Dando continuidade a 1ª Amostra Submundo do Som de Cinema, objetivando levar ao nosso público conhecer um pouco mais do cinema nacional, conhecer um pouco mais das produções latino americanas e a apreciar documentários sobre a música. 

 

E nesse segundo dia, com o tema ditadura militar, as amostras que trazemos são: Batismo de Sangue, Machuca e o documentário A História do Clube da Esquina, confira: 

  

Batismo de Sangue 

 

Filme lançado em 2007, dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton, o longa é homônimo ao livro de Frei Betto, publicado em 1983, o qual foi vencedor do prêmio Jabuti. A obra se passa em convento de frades dominicanos no final dos anos 1960, um local que se torna resistência à ditadura militar brasileira. Os freis Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo, passam a apoiar logística e politicamente o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. O elenco conta com Caio Blat como Frei Tito, Daniel de Oliveira, Frei Betto, Cássio Gabus Mendes como Delegado Fleury e Ângelo Antônio como Frei Oswaldo.

 

  

 

Machuca

 

Filme chileno lançado em 200, dirigido por Andrés Wood, que também o roteirizou ao lado de Mamoun Hassan. A película retrata o Chile de 1973, que vivia o governo de Salvador Allende, antes do período sombrio da ditadura militar. Gonzalo Infante e Pedro Machuca, dois meninos de Santiago, sendo um de um bairro de classe média alta e o outro de um povoado periférico. O caminho dos dois se cruza quando um projeto social coloca crianças pobres em colégios de ricos, assim Pedro Machuca vai parar na mesma sala de Gonzalo Infante, nascendo daí uma amizade plena de descobertas e surpresas, apesar do clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet.

 

  

 

Sobre Amigos e Canções - A História do Clube da Esquina 

 

Documentário de 2010 que conta a história do movimento musical mineiro Clube da Esquina, o qual lançou o icônico disco homônimo de 1972, dirigido por Bel Mercês e Leticia Gimenez, que entrevistaram e acompanharam, pelo período de um ano os músicos Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Toninho Horta, além de outros. O álbum, assim como seu segundo volume, lançado em 1978, foram concebidos no período de ditadura militar no Brasil, e os protagonistas tiveram que driblar a censura.

 

  

E aí? Curtiu as indicações desse segundo dia da amostra Submundo do Som de cinema? Amanhã daremos continuidade a essa iniciativa, fique ligado!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário