Acontece

[Acontece][bsummary]

Resenha de Discos

[Resenha de Disco][bsummary]

Se Liga!

[Que Loko][bigposts]

Internacional

[Internacional][twocolumns]

En Esta Ciudad | Homenagem a Luta do Hip Hop Argentino


 

Os argentinos Sauka, El Demente Nino e Ralph 74 se juntam ao uruguaio Stachoni na canção “En Esta Ciudad”, música que homenageia os Hermanos que há anos lutam em prol do Hip Hop e do crescimento da cultura de rua em Buenos Aires.

 

Com produção musical de Guillermo Polito, conhecido na cena como Sauka El Demente Nino, o selo La Nueva Hera DJ's lança “En Esta Ciudad” com as vozes do MC e DJ Ralph 74, nome de Raúl Garro, e também de Fernando Stachoni, canção em ode a labuta dos adptos do Hip Hop em solo argentino.

 

Nascido em 1978 em Buenos Aires, Sauka, El Demente Nino, responsável pela mixagem e masterização da música, iniciou sua caminhada no Hip Hop em 1995, como beatmaker e DJ. Entre os anos de 1996 e 2005 dirigiu a página Hip-Hop Latino, a qual mais tarde foi rebatizada de El Rap Latino, uma dos primeiros portais sobre Hip Hop em espanhol. Em 99 passou a participar do selo La Nueva Hera DJ's, juntamente com Ralph e (posteriormente denominado Sonidos Negros). Ainda em 1999 publicou em conjunto com a produtora Jam Producciones / El Otro Lado, o álbum independente, que inicialmente se chamaria "@rgentina Under Hip-Hop", mas que saiu com o nome de "Entre el Cielo y el Infierno", um disco com várias participações de MC’s e argentinos e convidados internacionais. Sauka também escreveu alguns artigos nas últimas edições do fanzine Hip-Hop Moshpit Posse e contribuiu assinando a produção de diversos artistas em todo planeta.

 

 

Ralph 74 começou sua correria em 1987, como DJ e MC, também conhecido como "RLF", apresenta seu trabalho desde os 13 anos de idade pelas ruas de Buenos Aires. Em 1999 é lançado o primeiro documentário da cena porteña, intitulado "El Juego" e RLF aparece demonstrando suas habilidades no Hip-Hop e seus companheiros mostram a Argentina daquela época. Após idas e vindas, em 2001 Ralph decide por viver em definitivo no Brasil, morando em São Paulo. Em suas letras, Ralph mistura espanhol e português, rimando em portunhol, com com refrães puxados ao R&B. Atualmente, Ralph desenvolve workshops de rap latino-americano e pockets shows com artistas da cena local.

 

Por sua vez, o uruguaio de Montevidéu, o rapper Stachoni, emigrou com sua familia para a Argentina após o fim da ditadura militar, em busca do bem-estar que o incipiente retorno à democracia promovia. Sempre rodeado de muita música por ter nascido em uma família que realizava eventos de todos os gêneros no clube do bairro, o qual seu bisavô Nicasio havia fundado, com seu pai violonista e seu avô cantor de profissão, cresceu entre improvisados concertos de Natal e aniversário. Em 1990 ouviu "Raza", de Kid Frost e mudou sua vida para sempre, formando o grupo Libres Bajo Palabra, estreando em 1994 em um pub Winners no bairro de Flores, em Buenos Aires. O grupo Libres Bajo Palabra participou da segunda coletânea "Nación Hip-Hop 2", considerado um dos marcos do rap argentino, com a música "La Manzana Se Pudre", em 1999. Após se afastar da cena por alguns anos, fundou o grupo Cristoflow Armada Crew com o qual produziu e gravou o álbum "Te Estoy Hablando", gravado em 2011 no Estúdio Tónica. Atualmente continua se dedicando a produção de beats e rap.

Confira esse trabalho em conjunto de Sauka, El Demente Nino e DJ Ralph 74 e Stachoni, com a música "En Esta Ciudad":

Nenhum comentário:

Postar um comentário