Acontece

[Acontece][bsummary]

Resenha de Discos

[Resenha de Disco][bsummary]

Se Liga!

[Que Loko][bigposts]

Internacional

[Internacional][twocolumns]

GIRO LATINO | Colômbia: 5 Clássicos do Hip Hop


 
O Submundo do Som segue na missão de estreitar as relações do Hip Hop brasileiro com as demais cenas da América Latina.Na coluna Giro Latino dessa semana desembarcamos na Colômbia, um dos país com a cena mais prolifera e diversificada do Hip Hop Latino e mundial, hoje o intuito é homenagear os pioneiros colombianos e mostrar cinco clássicos do rap do país.
 

La Jungla - Flaco Flow y Melanina

Essa é considerada um dos maiores clássicos do rap colombiano. A dupla Flaco Flow e Melanina lançam em 2004 é o primeiro single do álbum Polizones, termo local para “clandestinos” que emvarcavam nos navios dos portos de Buenaventura buscando uma vida melhor fora da Colômbia. “La Jungla” narra a selva de pedra e a guerra para sobreviver em meio a violência no país, com destaque para o flow puxado ao ragga e o baixo marcante do instrumental:

 

“Es tan profundo el dolor de una nación
Que es condenada a soportar cual dificil situacion
Causada por los mismos hipocritas, gobernantes, egoístas
Opresores, traficantes de la verdad
Pronto se avergonzarán, basta ya Babilon”



Somos Pacificos – ChocQuibTown

O ChocQuibTown traz em suas letras o dia-a-dia de um dos estados mais pobres da Colômbia, e que tem a maior população negra, Choco, bem como sua capital, a cidade de de Quibdo, a junção dos dois nomes batizam o grupo, formado em 2005 e em 2006 lançam o álbum Somos Pacíficos, com faixa título em ode à região, fazendo alusão a dor de seus habitantes e ao sentimento de luta desse povo guerreiro. A canção teve grande êxito nas rádios convertendo-se em um verdadeiro hino.

 

"Unidos por siempre, por la sangre, el color
Y hasta por la tierra
No hay quien se me pierda
Con un vínculo familiar que aterra
Característico en muchos de nosotros
Que nos reconozcan por la mamá
Y hasta por los rostros"

 
 

Pasaporte Sello Morgue - La Etnnia

La Etnia 5-27 é um dos pioneiros do Hip Hop colombiano, em 1996 lançam seu primeiro álbum, um dos primeiros do país trazendo essa essência da fase de descobertas, El Ataque del Metano é considerado um dos maiores clássicos do país. O disco tem onze faixas e, logo após a introdução, abre com “Pasaporte Sello Morgue”, música que aborda a violência policial contra os jovens periféricos.


"A este auto nos subieron
Identificación, luego ellos nos exigieron
Me hablaba el perro con tono tosco
Mariconcito: yo a ti te conozco
 
Mi estilo imponente los iba atacando (Uh-uh)
Me decía: “hijoputas, yo los he visto robando”
 

 

Mama Marihuana – Gotas de Rap

Gotas de Rap é outro grupo pioneiro da cena colombiana e também apresentou a primeira mulher a fazer rap Colômbia: Melissa Contento, infelizmente falecida em um acidente de carro no Texas, EUA, em 1999. Em “Mama Mariguana”, música lançada em 1997 no segundo álbum do Gotas de Rap, o Revolucíon, o grupo fala sobre os poderes medicinais da maconha, como uma linguagem, e em momentos flow e instrumental, se aproxima da cultura rastafári, inovando na musicalidade da cena local.

 

“Me contaron mis ancestros
que hace tiempo se curaban los enfermos
con las plantas, doctor no necesitaban
porque naturaleza la materia prima
qe inspira la rima, para irte a la cima
es natural medicina, sin destino
no es aspirina
comienza un viaje...”
 

 

 

Mama Marihuana – Los Generales R&R

Los Generales R&R é o primeiro grupo da Colômbia, formado a partir da cultura dos “polizones”, ou seja, do embarque clandestino em navios rumo outro país. Ruliman deixou o porto de Buenaventura e desembarcou no Panamá, onde conheceu o Hip Hop, regressou a terras colombianas e montou o grupo com mais quatro manos. Em 1991 lançam o primeiro álbum de rap do país, o Océanos, e em 1993 lançam o segundo trabalho, Tremendo Cup, colocando Los Generales como portavoz do Hip Hop colombiano. Desse álbum se destaca a faixa “Hambre y Desempleo”, com críticas sociais ao governo e as condições de vida no país.

 

"Si tu tú tienes su dinero piense como usarlo
y muchas veces no sabes cómo gastarlo"
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário